MACHADO, ALDERICO NOVAIS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MACHADO, Alderico Novais
Nome Completo: MACHADO, ALDERICO NOVAIS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MACHADO, ALDERICO NOVAIS

MACHADO, Alderico Novais

*gov. MA 1956.

 

Alderico Novais Machado nasceu em Caxias (MA) no dia 30 de janeiro de 1900, filho de João Machado de Araújo Rosa e Maria José Novais Rosa.

Foi eleito deputado estadual no Maranhão na legenda do Partido Social Democrático (PSD) em outubro de 1954 e assumiu sua cadeira em fevereiro de 1955. Escolhido vice-presidente da Assembleia Legislativa, assumiu interinamente o governo do estado em 31 de janeiro de 1956, ao final do mandato de Eugênio de Barros (1951-1956), por não estarem ainda apurados os resultados das eleições para governador, realizadas em outubro do ano anterior.

Em março de 1956 teve início uma crise política desencadeada pela reivindicação de vitória eleitoral das duas facções concorrentes: a coligação formada pelo PSD e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que apresentara o nome de José de Matos Carvalho, e a coligação composta pela União Democrática Nacional (UDN), o Partido Republicano (PR), o Partido Social Progressista (PSP) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN), que postulava o cargo para Hugo da Cunha Machado. Procurando evitar que a situação assumisse uma gravidade semelhante à ocorrida na sucessão anterior — quando Eugênio de Barros não assumiu seu cargo de imediato devido a pressões de forças adversárias, sendo necessária uma intervenção militar para sua posse definitiva —, Alderico Machado renunciou no dia 26 desse mês, sendo substituído por seu sucessor na vice-presidência da Assembléia, o deputado Eurico Bartolomeu Ribeiro, que permaneceu no governo até julho do ano seguinte, quando transmitiu afinal o poder a José de Matos Carvalho.

No pleito de outubro de 1958 foi eleito suplente de deputado estadual no Maranhão, ainda na legenda do PSD, mas não chegou a assumir uma cadeira na Assembleia, encerrando assim sua carreira política.

Alderico Machado foi também comerciante e industrial, tendo presidido a firma Alderico Machado Comércio, Indústria e Exportação S.A., empresa responsável pela exportação de babaçu, produto típico da região.

Faleceu em Caxias no dia 2 de fevereiro de 1987.

Era casado com Cacilda da Costa Machado, com quem teve sete filhos. Um deles, João Elzimar da Costa Machado, foi prefeito de Caxias entre 1956 e 1961, pelo PSD, e deputado estadual no Maranhão entre 1963 e 1971.

 

FONTES: Encic. Mirador; INF. João Elzimar da Costa Machado; MEIRELES, M. História; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3, 4 e 7).  

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados