MAGALHAES NETO, HONORIO PINTO PEREIRA DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MAGALHÃES NETO, Honório Pinto Pereira de
Nome Completo: MAGALHAES NETO, HONORIO PINTO PEREIRA DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MAGALHÃES NETO, HONÓRIO PINTO PEREIRA DE

MAGALHÃES NETO, Honório Pinto Pereira de

*militar; min. STM 1974-1976.

 

Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 14 de julho de 1915, filho de Honório Pinto Pereira de Magalhães e de Alzira Rosa de Magalhães.

Sentou praça na Escola Naval, no Rio de Janeiro, em março de 1932, sendo declarado guarda-marinha em fevereiro de 1936. Promovido a segundo-tenente em fevereiro de 1937 e a primeiro-tenente em agosto do ano seguinte, tornou-se oficial-aviador naval do quadro ordinário da Armada em 1940, transferindo-se para a Força Aérea Brasileira (FAB) quando da criação do Ministério da Aeronáutica em janeiro de 1941.

Capitão-aviador em dezembro desse ano, foi promovido a major-aviador em janeiro de 1945, a tenente-coronel-aviador em setembro de 1950, a coronel-aviador em janeiro de 1958, a brigadeiro em abril de 1965, a major-brigadeiro-do-ar em abril de 1969 e a tenente-brigadeiro-do-ar em março de 1974. Em maio seguinte tornou-se ministro do Superior Tribunal Militar (STM), onde permaneceu até novembro de 1976, quando passou à reserva.

Durante sua carreira militar fez os cursos de aviador naval, de tática aérea, de aperfeiçoamento de oficiais da Aeronáutica, de estado-maior, superior de comando, de suprimento (este nos EUA) e superior de guerra. Exerceu também as funções de ajudante de divisão no encouraçado São Paulo e no cruzador Bahia, de chefe de comunicações da Escola de Aviação Naval, no Rio de Janeiro, e de fiscal administrativo e comandante interino da Base Aérea de Florianópolis. Na Escola de Especialistas da Aeronáutica foi chefe de ensino dos departamentos de pessoal e administrativo e do 2º e do 6º grupamentos de aviões. Ocupou ainda a chefia da 2ª e 3ª divisões da Diretoria de Ensino, da 4ª Seção do Estado-Maior da III Zona Aérea, no Rio de Janeiro, e da 1ª Seção do Estado-Maior da IV Zona Aérea, em São Paulo. Foi chefe da 1ª divisão e assistente da inspetoria do Estado-Maior da Aeronáutica, chefe da divisão administrativa, assistente e chefe de gabinete da chefia da Diretoria de Material da Aeronáutica, membro do Conselho Nacional do Petróleo, chefe de divisão e agente diretor da Diretoria de Rotas Aéreas, subinspetor e inspetor-geral interino da Aeronáutica, subdiretor de suprimento da Diretoria de Material da Aeronáutica, chefe do Núcleo de Comando dos Serviços de Apoio Militar e comandante do Comando de Apoio Militar.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1991.

Era casado com Arlete Guterres de Magalhães.

 

FONTES: CORRESP. SUP. TRIB. MILITAR; Jornal do Brasil (18/5/74 , 18/11/76 e 17/10/91); MIN. AER. Almanaque; Perfil (1974); WANDERLEY, N. História.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados