MAGALHÃES, Paulo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MAGALHÃES, Paulo
Nome Completo: MAGALHÃES, Paulo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MAGALHÃES, Paulo

MAGALHÃES, Paulo

*dep. fed. BA 1999-.

 

Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães nasceu em Salvador no dia 28 de novembro de 1952, filho de Ângelo Mário Peixoto Magalhães e Amália Augusta Paranhos de Magalhães. Seu pai foi deputado federal e constituinte pela Bahia, e seu tio, Antônio Carlos Magalhães, foi governador e senador pela Bahia, além de ministro das Comunicações, no Governo José Sarney (1985-1990).

Paulo Magalhães iniciou sua vida pública em 1990, quando se elegeu deputado estadual pela Bahia, na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Iniciou seu mandato em fevereiro de 1991 e nas eleições de 1994 reelegeu-se ao cargo, na mesma legenda, iniciando novo mandato em fevereiro de 1995.

No pleito de 1998, elegeu-se deputado federal pelo estado da Bahia, na legenda do PFL, deixou a Assembléia Legislativa do Estado ao final do seu mandato e, em fevereiro de 1999, assumiu suas funções na Câmara dos Deputados. Durante esta legislatura, foi vice-líder do PFL na Câmara. Em 2000, foi titular do Grupo de Trabalho da Transposição do Rio São Francisco, organizado na Câmara dos Deputados com o objetivo de debater o projeto do governo federal e de buscar alternativas orçamentárias para viabilizar a sua realização.

Em 2002 tornou-se titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a aplicação dos recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo o autor do requerimento de criação da CPI, deputado federal Pompeo de Matos, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a necessidade de empreender esta investigação pautava-se na desconfiança de que o governo federal estivesse utilizando as verbas para outros fins que não o custeio e a melhoria do sistema público de saúde.

No pleito de 2002, Paulo Magalhães reelegeu-se deputado federal na legenda do PFL e iniciou seu novo mandato em fevereiro de 2003. Nesta legislatura, ingressou como titular na Comissão Permanente de Constituição e Justiça e de Cidadania .

No pleito de 2006 reelegeu-se para o seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, na legenda do PFL, e iniciou seu novo mandato em fevereiro de 2007.

Cursou a Escola de Administração de Empresas da Bahia e especialização em Administração Hospitalar nos Estado Unidos da América, na Universidade de Nova Iorque.

 

FONTE: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara. gov.br>. Acesso em : 09 dez. 2009.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados