MANHAES, MARIO BASTOS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MANHÃES, Mário Bastos
Nome Completo: MANHAES, MARIO BASTOS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MANHÃES, MÁRIO BASTOS

MANHÃES, Mário Bastos

*const. 1934.

Mário Bastos Manhães nasceu em Campos (RJ) no dia 2 de fevereiro de 1894, filho de Domingos Manhães Faísca e de Albertina Bastos Manhães. Descendia de tradicional família fluminense, à qual pertenceram destacadas figuras da nobreza brasileira.

Estudou em sua cidade natal, fazendo o curso secundário no Liceu de Humanidades de Campos. Funcionário da Comissão de Saneamento do estado, iniciou os estudos de odontologia, mas não os concluiu, preferindo ingressar no comércio. Formou-se então em ciências contábeis em sua cidade.

Radicado no Espírito Santo, tomou-se auxiliar da firma Hard, Rand & Cia., exportadora de café, e colaborou na fundação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Vitória, do qual foi o primeiro presidente. Como representante de sua categoria, elegeu-se em julho de 1933, na convenção dos sindicatos dos empregados, suplente de deputado classista à Assembléia Nacional Constituinte. Assumiu o mandato ao início dos trabalhos constituintes, em novembro do mesmo ano, em virtude da anulação do diploma de Ênio Lupage, que não atingira ainda a idade mínima exigida pela legislação eleitoral. Durante os trabalhos da Assembléia, participou da elaboração dos itens da Constituição relativos às questões sindicais e, após a promulgação da nova Carta e a eleição do presidente da República (17/7/1934), teve o mandato prorrogado até maio de 1935, quando assumiram os deputados eleitos em outubro de 1934.

Foi também fundador e membro do conselho deliberativo do Banco Popular dos Empregados do Comércio de Vitória.

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais (1); CÂM. DEP. Deputados; GODINHO, V. Constituintes.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados