Mário Monteiro de Abreu Pinto

Nome Completo: Mário Monteiro de Abreu Pinto

ABREU, Mário de

*dep. fed. RJ 1967-1971.

Mário Monteiro de Abreu Pinto nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 30 de janeiro de 1914, filho de Augusto Monteiro de Abreu Pinto e de Laura da Silva Resende Pinto.

Engenheiro civil e eletricista formado pela Escola Politécnica, hoje Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, elegeu-se em 1958 deputado à Assembléia Legislativa do estado do Rio na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Candidato à reeleição em outubro de 1962, ficou na primeira suplência da bancada de seu partido.

Foi secretário estadual de Comunicação e Transportes e de Energia Elétrica e Desenvolvimento Econômico, além de diretor da Companhia Nacional de Álcalis. Em novembro de 1966, já na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instalado no país em abril de 1964, elegeu-se deputado federal pelo estado do Rio, cumprindo o mandato de fevereiro de 1967 a janeiro de 1971. Após deixar a Câmara dos Deputados, retirou-se da vida pública e passou a viver de sua aposentadoria.

Mário de Abreu foi ainda presidente da 5ª Região do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1997.

Solteiro, não teve filhos.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1967-1971); INF. FAM.