MATARAZZO, Andrea

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MATARAZZO, Andrea
Nome Completo: MATARAZZO, Andrea

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

MATARAZZO, Andrea

*min.-ch. Comunic. Soc. Pres. Rep. 1999-2001; emb. Itália 2001-2002.

 

Ângelo Andrea Matarazzo nasceu em São Paulo no dia 22 de novembro de 1956. Membro da tradicional família paulista Matarazzo, seu tio-avô foi Francesco Matarazzo.

Graduado em administração de empresas. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi secretário estadual de energia e presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP) durante o governo Mário Covas e membro dos conselhos de Desestatização do Estado de São Paulo, de Administração da Companhia Paulista de Ativos e de Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo. Integrou também o Comitê de Relações Empresariais do Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Teotônio Vilela, além de ter sido coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Foi assessor especial do Ministério da Educação e Cultura, em 1991 e 1992, e secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, em 1992 e 1993.

Entre 1999 e 2001, foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2001 e 2002 foi embaixador do Brasil em Roma tendo sido substituído por Itamar Franco.

Em 2005, foi nomeado subprefeito da região da Sé pelo prefeito José Serra, na cidade de São Paulo. No ano seguinte, acumulou a subprefeitura com o cargo de secretário de Serviços e secretário de Coordenação das Subprefeituras, na gestão de Gilberto Kassab. Deixou os postos em 3 de abril de 2008.

Na iniciativa privada, atuou como membro do Conselho Consultivo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria e presidente do Comitê de Investimento. Foi também conselheiro do Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (IEDI) e membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo. Ocupou ainda a presidência da Matarazzo S.A.Holding e da Metalma S.A.

 

FONTE: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados