MAURICIO LEITE DE TOLEDO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TOLEDO, Maurício
Nome Completo: MAURICIO LEITE DE TOLEDO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TOLEDO, Maurício

TOLEDO, Maurício

*  dep. fed.  SP 1971-1975.

 

Maurício Leite de Toledo nasceu em Juiz de Fora (MG) no dia 23 de janeiro de 1924, filho de Antônio Eufrásio de Toledo e de Maria do Carmo Leite de Toledo.

Radicado no inte­rior de São Paulo, trabalhou como advogado e professor  e diretor da Faculdade de Direito de Bauru. Iniciou sua carreira políti­ca assumindo uma cadeira de vereador à Câ­mara Municipal de Bauru (SP), em 1964. No pleito de novembro de 1966 elegeu-se su­plente de deputado federal pelo estado de São Paulo na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), não chegando a assumir uma cadeira.  Deixou a Câmara Municipal de Bauru em 1968.

Em novembro de 1970 foi eleito deputa­do federal pelo estado de São Paulo na le­genda da Arena, assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte.  Nessa legislatura foi membro das comissões de Educação e Cultura e de Valorização Econômica da Amazônia e suplente das comissões de Cons­tituição e Justiça e de Legislação Social.  No pleito de novembro de 1974 elegeu-se 24°. suplente de deputado federal pelo mesmo es­tado e legenda, deixando a Câmara dos De­putados em janeiro de 1975.  Em novembro do ano seguinte candidatou-se a vice-prefeito de Bauru na segunda sublegenda da Arena, mas não foi bem sucedido.

                Abandonando a carreira política, fixou residência em Araçatuba (SP), onde passou a lecionar direito constitucional na Faculdade de Direito da cidade, pertencente à Instituição Toledo de Ensino (ITE), entidade de ensino superior com estabelecimentos também em Bauru e Presidente Prudente (SP), de propriedade de sua família. Mais tarde, tornou-se presidente da ITE e diretor geral das unidades de Araçatuba. Maurício Toledo desempenhava essas atividades em fevereiro de 2000.

                 Foi casado com Maria Inês  Henriques Toledo, com quem teve um filho. Viúvo, casou-se pela segunda vez com Rute da Costa Toledo.

 

FONTES: CÂM.  DEP.  Deputados; CÂM. DEP.  Deputados brasileiros.  Repertório (1971-1975); INF. BIOG.; Jornal do Brasil (28/6/76); NÉRI, S. 16; Per­fil (1972); TRIB.  SUP.  ELEIT.  Dados (8 e 9).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados