MOTA, FERNANDO DE OLIVEIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MOTA, Fernando de Oliveira
Nome Completo: MOTA, FERNANDO DE OLIVEIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MOTA, FERNANDO DE OLIVEIRA

MOTA, Fernando de Oliveira

*superint. Sudene 1967.

 

Fernando de Oliveira Mota nasceu em Recife no dia 16 de abril de 1916, filho de Generino Gonçalves da Mota e de Herundina Oliveira Gonçalves da Mota.

Fez seus primeiros estudos no Seminário de Olinda, em seu estado natal, e no Colégio Salesiano. Bacharelou-se pela Faculdade de Filosofia Manuel da Nóbrega da Universidade Católica de Pernambuco e obteve o grau de doutor pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Recife. Formado também em economia, realizou, como bolsista das Nações Unidas, um curso sobre planejamento regional na Universidade da Pensilvânia e um estágio no Midwest Research Institute, em Kansas City, no estado de Missouri, Estados Unidos.

De volta a seu estado natal, trabalhou como redator no Jornal do Comércio e no Diário do Nordeste e foi professor catedrático do Instituto de Educação de Pernambuco, além de catedrático interino da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Recife. Exerceu também as funções de supervisor e professor de diversos cursos de treinamento em desenvolvimento econômico promovido pelo Banco do Nordeste, a Universidade de Minas Gerais e a Universidade do Pará e integrou a banca examinadora para o provimento das cátedras de finanças das empresas e de conjuntura e desenvolvimento econômicos. Foi ainda membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e da Academia Pernambucana de Letras.

Em 1964 foi nomeado diretor do departamento de recursos humanos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e, em seguida, superintendente adjunto do mesmo órgão. Em 1967 assumiu o cargo de superintendente da Sudene sucedendo a Rubens Vaz da Costa e, ainda no mesmo ano, foi substituído por Euler Bentes Monteiro.

Transferindo-se em seguida para a Venezuela, a fim de dirigir um organismo internacional, aí faleceu no dia 28 de junho de 1967.

Foi casado com Nanci Vieira de Oliveira Mota, com quem teve dois filhos.

Publicou Afirmações brasileiras (ensaio), Introdução à sociologia, Compreensão de Farias Brito, O problema do conhecimento (tese), Antologia de poetas pernambucanos, Aspectos lingüísticos do Nordeste, A outra face de Eça, Educação e democracia e Pala-hi (teatro, 1954).

 

 

FONTES: CORRESP. SUDENE; COUTINHO, A. Brasil; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; SOUSA, J. Teatro.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados