MOTA, OSEIAS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MOTA, Oséias
Nome Completo: MOTA, OSEIAS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MOTA, OSÉIAS

MOTA, Oséias

*jornalista.

 

Oséias Mota nasceu em Capela (SE) no dia 11 de agosto de 1886, filho de Antônio Soares Seroa da Mota e de Olívia Maria da Mota.

Matriculado na Faculdade de Direito Teixeira de Freitas, não chegou a bacharelar-se.

Oficial da antiga Guarda Nacional, redator de debates da Câmara dos Deputados, primeiro-oficial dessa casa e delegado de polícia de Manaus, foi um dos fundadores dos jornais A Noite e A Rua e diretor-proprietário do jornal carioca A Vanguarda, cuja sede foi destruída pelos revolucionários de 1930.

Após a vitória da Revolução de 1930, exilou-se na França e, de volta ao país, tornou-se membro da Comissão Especial de Legislação Social, substituindo na presidência do órgão o ex-ministro do Trabalho, Joaquim Salgado Filho, quando de sua indicação, em 1941, para o recém-criado Ministério da Aeronáutica. Em 1940, como representante dos empregadores, tornou-se também membro da Câmara de Justiça do Trabalho pertencente ao Conselho Nacional do Trabalho, aí permanecendo até 1945.

Atuou ainda como diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e presidente do Sindicato das Empresas e Proprietários de Jornais e Revistas do Rio de Janeiro. Pertenceu à comissão administrativa do Instituto do Canadá e a comissões dos ministérios do Trabalho e da Justiça, e foi membro da União dos Empregados do Comércio e da Associação de Imprensa Latina, em Paris.

Faleceu em Caxambu (MG) no dia 19 de março de 1947.

Era casado com Alice Afonso de Carvalho Mota, com quem teve duas filhas.

Além de pareceres e outros trabalhos sobre legislação social, publicou Código do trabalho, tese apresentada no I Congresso Brasileiro de Direito Social.

 

 

FONTES: CONSULT. MAGALHÃES, B.; ENTREV. MENESES, D.; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; Personalidades; SILVA, H. 1930.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados