NACLE, ELIAS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: NACLE, Elias
Nome Completo: NACLE, ELIAS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
NACLE, ELIAS

NACLE, Elias

*dep. fed. PR 1963-1967.

 

Elias Nacle nasceu em Borebi, município de Lençóis Paulista (SP), no dia 27 de janeiro de 1928, filho de Jorge Nacle e de Adla Nacle.

Fez os primeiros estudos no Grupo Escolar Garça, em sua cidade natal, fazendo o curso secundário nos ginásios Rio Claro e Tupi, em São Paulo, e o colegial no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, para onde se transferira. Em 1955 formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Exerceu nesse estado diversas atividades, tendo sido vendedor, comerciante, bancário e funcionário público, além de delegado e membro da comissão executiva do Imposto Sobre Serviços e delegado do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Colaborou também na revista Guaíra.

Candidato a deputado estadual na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no pleito de outubro de 1954, não foi bem-sucedido, obtendo apenas uma suplência. Contudo, quatro anos depois, voltou a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná, mais uma vez pelo PTB. Eleito, cumpriu o mandato de fevereiro de 1959 a janeiro de 1963. Nesse período, foi presidente da Comissão de Saúde e da Comissão de Agricultura daquela casa.

No pleito seguinte, realizado em outubro de 1962, elegeu-se deputado federal ainda na legenda do PTB. Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime militar instalado no país em abril de 1964. Nessa legislatura, presidiu a Comissão de Saúde em 1963, sendo também membro efetivo da Comissão de Educação e Cultura, além de suplente na Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira. Candidatando-se à reeleição em novembro de 1966, obteve apenas uma suplência de deputado federal e deixou a Câmara ao final da legislatura, em janeiro de 1967.

Após essa data, não mais concorreu a cargos eletivos, deixando também a militância político-partidária. Com isso, passou a dedicar-se à agropecuária nos municípios paranaenses de Jacarezinho e Cascavel.

Casou-se com Irene Costa, com quem teve uma filha.

 

FONTES: CÂM. DEP. Anais; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); INF. BIOG.; NICOLAS, M. Cem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (4 e 8).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados