NAIR MARIA XAVIER NUNES DE OLIVEIRA LOBO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOBO, Nair Xavier
Nome Completo: NAIR MARIA XAVIER NUNES DE OLIVEIRA LOBO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

LOBO, Nair Xavier

* dep. fed. GO 1995-

 

                Nair Maria Xavier Nunes de Oliveira Lobo nasceu em Anápolis (GO), no dia 25 de março de 1956, filha de Rivadávia Xavier Nunes e de Marina de Carvalho Brito Xavier Nunes.

Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1981, especializada em direito administrativo e constitucional, foi nomeada consultora jurídica da Assembléia Legislativa de Goiás, em 1987, e três anos depois iniciou atividades político-partidárias, ingressando no Partido de Reconstrução Nacional (PRN). Presidente da seção municipal do PRN-Mulher e superintendente estadual da Legião Brasileira de Assistência, em 1993 integrou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Nessa mesma ocasião assumiu a presidência do Conselho do Bem-Estar Social de Goiás.

Em outubro de 1994 concorreu à Câmara dos Deputados na legenda do PMDB, obtendo uma suplência. Assumiu o mandato em 27 de abril de 1995 no lugar de Josias Gonzaga. Titular Comissão de Economia, Indústria e Comércio, e da comissão especial de Débitos nas Operações de Crédito Rural, votou a favor da extinção do monopólio estatal nos setores de telecomunicações, exploração de petróleo, distribuição de gás canalizado navegação de cabotagem. Também apoiou a mudança do conceito de empresa nacional e a criação do Fundo Social de Emergência (FSE) .

Em junho de 1996 votou a favor da criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que substituiu o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), fonte suplementar de recursos destinados à saúde.

Em janeiro/fevereiro de 1997 votou a favor da emenda que previa a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos, e em novembro pela quebra da estabilidade do servidor público, item da reforma administrativa.

No pleito de outubro de 1998 reelegeu-se na legenda do PMDB. Em novembro votou a favor do teto de 1.200 reais, para aposentadorias no setor público, e pelos critérios de idade mínima e tempo de contribuição, para os trabalhadores no setor privado, itens que definiram a reforma da previdência.

Assumiu o novo mandato em fevereiro de 1999.

Casada com José Marcondes de Oliveira Lobo, teve três filhos.

 

Fontes: CÂM. DEP. Deputados Brasileiros. Repertório (1995-1999);  Folha de São Paulo (14/1 e 29/9/98, 6/11/98); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1998).

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados