NOGUEIRA, ALVARO GUEDES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: NOGUEIRA, Álvaro Guedes
Nome Completo: NOGUEIRA, ALVARO GUEDES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
NOGUEIRA, ÁLVARO GUEDES

NOGUEIRA, Álvaro Guedes

*const. 1934.

 

Álvaro Guedes Nogueira nasceu em São Miguel dos Campos (AL) no dia 9 de maio de 1898, filho de Adalberto Guedes Nogueira e de Ana Araújo Guedes Nogueira.

Estudou no Ginásio Alagoano e diplomou-se pela Escola de Engenharia de Recife em 1919. A seguir transferiu-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde montou a firma de engenharia hidráulica A. Guedes Nogueira, responsável por obras de abastecimento de água da cidade.

Amigo de Silvestre Péricles de Góis Monteiro, foi um dos fundadores do Partido Nacional de Alagoas, que defendia as doutrinas da Aliança Liberal. Nessa legenda elegeu-se em maio de 1933 deputado à Assembléia Nacional Constituinte, assumindo o mandato em novembro seguinte. Na Assembléia, foi contra a proposta de inversão da ordem dos trabalhos, que previa a eleição do presidente da República antes da promulgação da Constituição. Sua posição saiu vitoriosa, sendo a nova Carta promulgada em 16 de julho de 1934 e Getúlio Vargas eleito um dia depois. Encerrou seu mandato em abril de 1935.

Faleceu em 1951.

Foi casado com Mariana de Magalhães Guedes Nogueira.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; Câm. Dep. seus componentes; FUND. GETULIO VARGAS. Cronologia da Assembléia; GODINHO, V. Constituintes.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados