NUNES, ALFREDO PEREIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: NUNES, Alfredo Pereira
Nome Completo: NUNES, ALFREDO PEREIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
NUNES, ALFREDO PEREIRA

NUNES, Alfredo Pereira

*pres. CNTTMFA 1957-1964.

Alfredo Pereira Nunes foi presidente da junta governativa que dirigiu a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos Fluviais e Aéreos (CNTTMFA) a partir de sua criação, em março de 1957. Como representante dos empregados, tornou-se membro do Conselho Superior da Previdência Social entre 1957 e 1959. Quando a CNTTMFA passou a ter uma diretoria regular, a partir de 1960, foi reconduzido à presidência da entidade. Nesse mesmo ano tornou-se membro do Departamento Nacional de Previdência Social.

Em 1962 foi reeleito presidente da confederação e em junho desse ano, por ocasião da renúncia do primeiro-ministro Tancredo Neves, lançou, juntamente com outros dirigentes sindicais participantes do Comando Nacional de Greve, um documento contendo reivindicações ao novo conselho de ministros a ser formado. O documento propunha o combate à inflação, à carestia e à política do Fundo Monetário Internacional, a implantação das reformas agrária e eleitoral e a limitação da remessa de lucros para o exterior, ameaçando ainda com uma greve geral caso o novo conselho de ministro não fosse “nacionalista e democrático”.

Em fevereiro de 1964, Pereira Nunes assinou um manifesto de convocação para o comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro no qual se defenderia a implantação das reformas de base, as liberdade democráticas e a extensão do voto aos analfabetos e soldados. Permaneceu na presidência da CNTTMFA até abril de 1964, quando a entidade sofreu intervenção federal em decorrência do movimento político-militar deflagrado em 31 de março do mesmo ano.

FONTE: CORRESP. CONF. NAC. TRAB. TRANSP. MARÍTIMOS.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados