OLIVEIRA, FRANCISCO LUIS TORRES DE

OLIVEIRA, FRANCISCO LUÍS TORRES DE

OLIVEIRA, Francisco Luís Torres de

*pres. INPS 1967-1969.

Francisco Luís Torres de Oliveira nasceu na cidade de São Paulo no dia 14 de julho de 1916, filho de José Torres de Oliveira e de Maria José Torres de Oliveira.

Advogado, ingressou no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, tornando-se em 1947 membro da comissão incumbida de organizar e implantar a assistência médica aos trabalhadores. Vinculado ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), integrou em 1951 e 1952 a Comissão Especial do Serviço de Estatística da Previdência e Trabalho do Ministério do Trabalho, encarregada da revisão do salário mínimo, atuando também como colaborador da Comissão Nacional do Bem-Estar Social a partir de 1951. Em 1955, fez parte da comissão incumbida de proceder à revisão e à atualização da legislação da previdência social, bem como da comissão destinada a estudar e a atualizar o projeto de regimento único dos institutos de aposentadoria e pensões.

Após a deposição do presidente João Goulart em março de 1964, foi suplente da junta interventora no conselho administrativo do IAPI, da qual se tornou presidente em 1966. Em março de 1967, sucedendo a José Nazaré Teixeira Dias, assumiu a presidência do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), órgão criado em 1966 com a fusão dos diversos institutos de previdência social. Deixou o cargo em novembro de 1969, quando foi substituído por Válter Borges Graciosa.

FONTE: CORRESP. INST. NAC. PREV. SOC.