OLIVEIRA, REGINALDO FERNANDES DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: OLIVEIRA, Reginaldo Fernandes de
Nome Completo: OLIVEIRA, REGINALDO FERNANDES DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
OLIVEIRA, REGINALDO FERNANDES DE

OLIVEIRA, Reginaldo Fernandes de

*sen. RN 1955 e 1956-1963.

 

Reginaldo Fernandes de Oliveira nasceu em Natal no dia 24 de agosto de 1903, filho de Roque Fernandes de Oliveira e de Aurélia Fernandes de Oliveira.

Estudou no Ateneu Norte-Rio-Grandense, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde se diplomou em 1928 pela Faculdade de Medicina. Exerceu sua profissão como diretor de hospitais públicos de tuberculosos do Rio de Janeiro, entre os quais o Hospital Miguel Pereira, dirigindo o departamento de tuberculose da prefeitura dessa cidade.

No pleito de dezembro de 1945 candidatou-se a deputado pelo Rio Grande do Norte à Assembléia Nacional Constituinte na legenda do Partido Republicano Progressista (PRP), obtendo apenas uma suplência. Amigo do vice-presidente João Café Filho, em 24 de agosto de 1954, horas após a morte de Getúlio Vargas, convocou por telefone, em nome do sucessor do presidente da República, o brigadeiro Epaminondas Gomes dos Santos, então ministro da Aeronáutica, a comparecer ao palácio do governo para informá-lo de sua exoneração do cargo e participar-lhe que deveria transmiti-lo ao brigadeiro Eduardo Gomes. Ainda em 1954, em outubro, foi eleito suplente do senador pelo Rio Grande do Norte Dinarte Mariz, na legenda da coligação formada pela União Democrática Nacional (UDN), Partido Social Democrático (PSD) e Partido Social Progressista (PSP). Ocupou uma cadeira no Senado de abril a outubro de 1955 e de fevereiro de 1956 — ano em que Dinarte Mariz renunciou para assumir o governo do Rio Grande do Norte — até o final do mandato, em janeiro de 1963, tendo presidido a Comissão de Saúde Pública da casa.

Foi ainda presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Tuberculose, diretor do Serviço Nacional de Tuberculose, membro do Conselho Nacional de Saúde, da Academia Nacional de Medicina, membro-conselheiro da Union Internationale contre la Tuberculose e governador do capítulo brasileiro do American College of Chest Physicians.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 26 de agosto de 1988.

Casou-se com Jandira Aguiar Fernandes de Oliveira, com quem teve dois filhos.

Publicou Tisiologia clínica (1ª e 2ª séries), Clínica da tuberculose primária pulmonar do adulto e A função respiratória da tuberculose pulmonar.

 

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; COUTINHO, A. Brasil; Globo (27/8/88); SENADO. Relação; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem (4); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1 e 3).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados