OLIVEIRA, SEBASTIAO LUIS DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: OLIVEIRA, Sebastião Luís de
Nome Completo: OLIVEIRA, SEBASTIAO LUIS DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
OLIVEIRA, SEBASTIÃO LUÍS DE

OLIVEIRA, Sebastião Luís de

*const. 1934.

Sebastião Luís de Oliveira nasceu em Bicas (MG) no dia 2 de novembro de 1896, filho de Manuel Luís de Oliveira e de Maria Luísa do Carmo.

Freqüentou a escola por pouco tempo e, devido a dificuldades financeiras, foi obrigado a trabalhar desde cedo como operário.

Em 1909 transferiu-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde participou de várias associações trabalhistas. Foi procurador e presidente da Sociedade dos Brasileiros Natos, secretário e vice-presidente do Círculo dos Operários Municipais, vice-presidente e presidente da Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiches e Café e secretário-geral da Federal, órgão que centralizava a ação de importantes parcelas dos trabalhadores cariocas.

Em julho de 1933, compareceu como delegado-eleitor do Sindicato Resistência do Café à Convenção dos Sindicatos do Brasil, na qual foi eleito representante dos empregados, tornando-se deputado federal classista à Assembléia Nacional Constituinte. Assumindo sua cadeira em novembro de 1933, participou com destaque dos debates sobre o salário mínimo, o exame pré-nupcial e a regulamentação das profissões, e, com a promulgação da nova Carta (16/7/1934) e a transformação da Assembléia em Congresso ordinário, teve seu mandato estendido até 5 de maio de 1935.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; GODINHO, V. Constituintes.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados