PAULO MARQUES PESSOA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MARQUES, Paulo (2)
Nome Completo: PAULO MARQUES PESSOA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MARQUES, PAULO (2)

MARQUES, Paulo

*const.1987-1988; dep. fed. PE 1987-1991.

Paulo Marques Pessoa nasceu em Carpina (PE) no dia 29 de junho de 1948, filho de João Marques Pessoa e Maria do Carmo Carneiro.

Alcançou projeção pública com suas atividades de radialista e estreou na política eleitoral no pleito de novembro de 1966. Nessa ocasião, elegeu-se vereador em seu município natal, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime militar instalado no país em abril de 1964.

Em 1978 formou-se em comunicação social pela Universidade Católica de Pernambuco. No ano seguinte, transferiu-se definitivamente para a cidade de Recife, onde assumiu a direção da Divisão de Rádio e Televisão da Secretaria Municipal de Imprensa, cargo que ocuparia por dois anos consecutivos. Com a extinção do bipartidarismo (29/11/1979) e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), legenda que sucedeu à Arena no apoio ao governo.

No pleito de novembro de 1982, elegeu-se deputado estadual na legenda do PDS. Empossado em fevereiro do ano seguinte, integrou a Comissão Especial que investigou a crise da empresa Jornal do Comércio, a Comissão de Constituição e a Comissão de Legislação e Justiça. Em 1984, participou da Comissão de Saúde e Assistência Social e da Comissão de Educação e Cultura. Em 1985, assumiu a segunda vice-presidência da Assembléia Legislativa de Pernambuco, posto que ocuparia até o final da legislatura.

No pleito de novembro de 1986, elegeu-se deputado federal constituinte por Pernambuco, agora na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Sua campanha foi favorecida pela projeção que obteve com o programa diário da TV Tropical, pertencente ao governo de Pernambuco. Apesar de ser conhecido em várias regiões do estado, sua votação concentrou-se no Grande Recife e na Zona da Mata.

Em fevereiro de 1987, assumiu sua cadeira na Assembléia Nacional Constituinte. No decorrer dos trabalhos constituintes, foi membro titular da Subcomissão de Ciência, Tecnologia e da Comunicação, da Comissão de Família, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, da Comissão de Ciência e Tecnologia, e suplente da Subcomissão dos Direitos Políticos, dos Direitos Coletivos e Garantias e da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

Nas votações mais significativas da Constituinte, foi favorável ao mandato de cinco anos para o presidente José Sarney, ao sistema de governo presidencialista, ao voto aos 16 anos, ao acréscimo de 50% na remuneração do trabalho extra, ao aviso prévio proporcional, à pluralidade sindical, à limitação dos juros reais em 12% ao ano, à nacionalização do subsolo e à legalização do jogo do bicho. Votou contra o turno ininterrupto de seis horas, a jornada semanal de 40 horas, a estabilidade no emprego, o rompimento de relações diplomáticas com países mantenedores de políticas de discriminação racial, a pena de morte, a limitação do direito de propriedade privada, a criação de um fundo de apoio à reforma agrária, a limitação dos encargos da dívida externa, a anistia aos micro e pequenos empresários e a soberania popular.

Ainda em 1988, fundou a empresa Multiplan — Múltipla Assessoria, Publicidade e Promoções Ltda.

Disputou a reeleição no pleito de outubro de 1990, mas não teve êxito. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro do ano seguinte, ao término da legislatura. Desde então, voltou a exercer as atividades de jornalista e comunicador, reassumindo seu programa na Rádio Clube de Pernambuco, atividade que exerceu paralelamente a de entrevistador da retransmissora local da TV Manchete. Desde 1998, passou a atuar também na imprensa escrita, como colunista do jornal Folha de Pernambuco.

Faleceu, em 14 de setembro de 2006, aos 58 anos de idade, devido a um tumor cerebral.

Era casado com Elizabete Dantas Gouveia Marques, com quem teve um filho.

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. Repertório (1987-1988); Folha de S. Paulo (19/1/87); INF. BIOG,; Jornal do Brasil (27/4/87); Portal da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (http://www.alepe.pe.gov.br; acessado em 30/11/2009); Portal Globo.com (http://www.globo.com; acessado em 30/11/2009).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados