PENTEADO, SILVIO ALVARES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PENTEADO, Sílvio Álvares
Nome Completo: PENTEADO, SILVIO ALVARES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PENTEADO, SÍLVIO ÁLVARES

PENTEADO, Sílvio Álvares

*pres. FIESP 1936-1937.

 

Sílvio Álvares Penteado nasceu em Araras (SP) no dia 25 de julho de 1881, filho do conde Antônio Álvares Leite Penteado, industrial, e da condessa Ana de Lacerda Penteado. Foi também agraciado com o título de conde.

Cursou o Colégio São Luís de Itu (SP), continuando seus estudos na Municipal Technical School e no Owens College, ambos na Inglaterra.

Em 1901 regressou a São Paulo para trabalhar na Fábrica de Juta Santana, de propriedade do pai. Em 1903, em companhia de Alberto Santos Dumont, de Antônio Prado Júnior e de seu irmão Armando Álvares Penteado, realizou a primeira viagem de automóvel entre São Paulo e Ribeirão Preto (SP). Foi também o primeiro a realizar, em 1905, uma ascensão em balão esférico no Brasil, tendo saído de São Paulo e descido em Mogi-Mirim. No ano seguinte sagrou-se campeão do Circuito Itapecerica, dirigindo um Fiat.

Em dezembro de 1906 doou um prédio à Escola de Comércio da capital paulista, fundada em 1902. Esse estabelecimento de ensino passaria a denominar-se Escola de Comércio Álvares Penteado. Em 1911 inaugurou a Companhia Paulista de Aniagens, da qual foi diretor-presidente.

Eleito em 1936 para substituir Paulo Álvaro de Assunção na presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), exerceu o cargo até o ano seguinte, quando Paulo Assunção reassumiu o posto. Fundou ainda a Sociedade Rural Brasileira e construiu a primeira Usina de Preparo e Enfardagem de Juta, em Óbidos (PA). Juntamente com seu irmão Armando, doou o prédio da vila Penteado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Presidente da Fundação Armando Álvares Penteado, do conselho fiscal da Companhia Antártica Paulista e do Jóquei Clube de São Paulo, foi também presidente perpétuo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Faleceu no dia 3 de julho de 1956.

Era casado com Honorina Álvares Penteado, com quem teve um filho.

Publicou A Campanha da defesa do café: 1923-1924 (1924), Ensino de uma síntese econômica brasileira e Estudos de política econômica nacionalista (série de monografias).

 

 

FONTES: Exame (30/1/80); FED. IND. EST. SP. FIESP; Folha de S. Paulo (23/7/81); LEITE, A. História.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados