PEREIRA, ARNALDO LEITE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PEREIRA, Arnaldo Leite
Nome Completo: PEREIRA, ARNALDO LEITE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PEREIRA, ARNALDO LEITE

PEREIRA, Arnaldo Leite

*militar; ch. EMFA 1993-1995.

 

Arnaldo Leite Pereira nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 27 de maio de 1933, filho de Everaldo Leite Pereira e de Maria José Leite Pereira.

Iniciou sua carreira de oficial da Marinha de Guerra brasileira em janeiro de 1954, quando foi declarado guarda-marinha pela Escola Naval do Rio de Janeiro. Foi promovido a segundo-tenente em janeiro de 1956 e a primeiro-tenente um ano depois. Em julho de 1959, recebeu a patente de capitão-tenente, e a de capitão de corveta em dezembro de 1964. Promovido a capitão de fragata em dezembro de 1969, tornou-se capitão de mar e guerra em abril de 1977.

Contra-almirante em março de 1984, como oficial-general comandou, na segunda metade da década de 1980, o I Distrito Naval, com sede no Rio de Janeiro, e o III Distrito Naval, com sede em Natal.

Em abril de 1993, foi nomeado ministro-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, em substituição ao general de exército Antônio Luís da Rocha Veneu. Permaneceu na função até 31 de dezembro de 1994, no fim do governo de Itamar Franco (1992-1994), sendo sucedido pelo general Benedito Onofre Bezerra Leonel.

Passando em seguida para a reserva remunerada, em julho de 1995 assumiu o cargo de diretor da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), sendo responsável pelas áreas de contato de abastecimento-transporte, administração, meio ambiente, qualidade e segurança industrial. Em 1996, foi indicado representante da Petrobras no conselho da comissão nacional independente sobre os oceanos, coordenada pelo ministro da Ciência e Tecnologia. Com a criação da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) em julho de 1998, foi nomeado seu primeiro presidente.

Em sua carreira na Marinha, foi ainda comandante do VI Distrito Naval, delegado da Capitania dos Portos do I Distrito Naval, chefe do gabinete da Diretoria-Geral do Material da Marinha, comandante do Grupamento Naval do Sul, adido naval e aeronáutico junto à embaixada do Brasil em Portugal, chefe do Estado-Maior do Comando Naval de Brasília, subchefe do Comando de Operações Navais, comandante do Centro de Instruções Graça Aranha, diretor de Portos e Costas, diretor-geral de Material da Marinha e comandante do Centro de Formação da Marinha Mercante.

Fez os cursos de máquina para oficiais, básico da Escola Naval, de comando e Estado-Maior da Escola de Guerra Naval e superior de guerra naval da Escola de Guerra Naval.

Casou-se com Lola Sanchez Leite Pereira, com quem teve dois filhos.

FONTE: CURRIC. BIOG. (2000).

                                                                                  

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados