PORTUGAL, CLOTARIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PORTUGAL, Clotário
Nome Completo: PORTUGAL, CLOTARIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PORTUGAL, CLOTÁRIO

PORTUGAL, Clotário

*magistrado; interv. PR 1945-1946.

 

Clotário de Macedo Portugal nasceu em Campo Largo (PR) no dia 8 de junho de 1881, filho do tenente-coronel James Pinto de Azevedo Portugal e de Ana de Macedo Portugal.

Cursou o Ginásio Paranaense, em Curitiba, transferindo-se posteriormente para São Paulo, onde se bacharelou pela Faculdade de Direito em 1905.

Inspetor escolar na comarca de Tibaji (PR), foi ali nomeado promotor público em 1906, sendo removido no ano seguinte para Jaguariaíva (PR). Nomeado juiz de direito de União de Vitória (PR) em 1911, em fevereiro de 1916 tornou-se procurador-geral da Justiça do Paraná, tendo desempenhado ainda os cargos de juiz de direito em Palmeira, Rio Negro e Curitiba. Em novembro de 1920 foi novamente designado procurador-geral da Justiça do Paraná e, em 1928, como desembargador, tornou-se presidente do Tribunal de Justiça do estado. Diretor do foro local, chefe de polícia e corregedor-geral da Justiça, assumiu em 1932 a Secretaria dos Negócios da Fazenda, Interior, Justiça e Instrução Pública do Paraná. Foi ainda catedrático de direito penal da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná e exerceu por diversas vezes a presidência do Tribunal de Apelação do estado.

Ocupava mais uma vez o cargo de presidente do Tribunal de Justiça quando, em 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto, extinguindo-se o Estado Novo. Nessa qualidade, no dia 3 de novembro seguinte recebeu o governo do estado das mãos do interventor Manuel Ribas, sendo substituído em fevereiro de 1946 por Brasil Pinheiro Machado.

Faleceu em Curitiba no dia 9 de fevereiro de 1947.

Era casado com Anita de Macedo Portugal, com quem teve quatro filhos.

 

 

FONTES: CORRESP. BIB. PÚBL. PR; Grande encic. Delta; POPPINO, R. Federal; SOTO-MAIOR, S. Galeria.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados