RIBEIRO, ABRAAO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: RIBEIRO, Abraão
Nome Completo: RIBEIRO, ABRAAO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
RIBEIRO, ABRAÃO

RIBEIRO, Abraão

*pref. São Paulo 1945-1947.

 

Abraão Ribeiro nasceu em Santos (SP) no dia 17 de janeiro de 1883.

Iniciou os estudos em sua cidade natal com professores particulares, prosseguindo-os no Colégio João de Deus e no Instituto Ciências e Letras, na capital paulista.

Ingressou em 1901 na Faculdade de Direito de São Paulo, transferindo-se no ano seguinte para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde se matriculou na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais. Formado em 1906, viajou no ano seguinte para a Europa, estudando direito penal, civil e romano na Universidade de Berlim.

De volta ao Brasil em 1910, passou a exercer a advocacia na cidade de São Paulo, onde foi eleito vereador. Após a Revolução de 1930 foi nomeado secretário de Justiça e, interinamente, de Segurança Pública por Laudo Camargo, interventor federal em São Paulo de julho a novembro de 1931.

Com a derrubada do Estado Novo em outubro de 1945, foi nomeado pelo interventor Federal em São Paulo, José Carlos de Macedo Soares, para substituir Francisco Prestes Maia na prefeitura da capital, exercendo o cargo de novembro de 1945 a março de 1947, quando foi substituído por Cristiano Stockler das Neves.

Crítico, biógrafo e tradutor, colaborou na Tribuna de Santos, na Revista do Arquivo Municipal e na Revista dos Tribunais. Foi catedrático de direito criminal da extinta Universidade de São Paulo fundada por Eduardo Guimarães, e, como advogado, trabalhou para empresas alemães estabelecidas em São Paulo.

Faleceu no dia 27 de agosto de 1957.

Era casado com Marta Schelesinger, com quem teve cinco filhos.

Publicou Servidões de caminho, Martins Fontes, Queixa-crime, Defesa dos cabeças do movimento de 1924 e Traduções de Fausto.

 

 

FONTES: ARAÚJO, A. Chefes; CONSULT. MAGALHÃES, B.; Encic. Mirador; MELO, L. Dic.; Personalidade; RICHARD NETO, G. Homens; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados