ROCHA, DEMOCRITO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ROCHA, Demócrito
Nome Completo: ROCHA, DEMOCRITO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ROCHA, DEMÓCRITO

ROCHA, Demócrito

*jornalista; dep. fed. CE 1935-1937.

 

Demócrito Rocha nasceu em Caravelas (BA) no dia 14 de abril de 1888, filho de João Rodrigues da Rocha Júnior e de Maria da Glória Rocha.

Em 1907, transferiu-se para Salvador, e daí para Aracaju, onde se matriculou na Escola de Odontologia de Sergipe. Nesse estado, tornou-se amigo do intelectual católico Jackson de Figueiredo. Mediante concurso, ingressou na carreira de telegrafista, em 1912, vindo depois para o Ceará.

Radicado em Fortaleza, concluiu o curso na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, da qual viria a se tornar professor. Em 1928, fundou o jornal O Povo, que apoiou a Aliança Liberal e o movimento vitorioso que derrubou Washington Luís da presidência da República e levou ao poder Getúlio Vargas. No ano seguinte, fundou a revista literária Maracajá, porta-voz do movimento modernista no Ceará.

No início da década de 1930, foi um dos dirigentes do Partido Social Democrático (PSD) do Ceará, fundado a partir do Clube 3 de Outubro. Dirigido ainda por Manuel do Nascimento Fernandes Távora e por João da Silva Leal, o PSD do Ceará representava os interesses ligados no estado à família Távora e aos grupos favoráveis à Revolução de 1930.

Elegeu-se deputado federal pelo Ceará no pleito de outubro de 1934, assumindo o mandato em maio do ano seguinte. Integrou o Grupo Parlamentar Pró-Liberdades Populares, que se propunha a defender na Câmara as liberdades constitucionais e combater o integralismo. Em 11 de novembro de 1935, assinou o manifesto do grupo que pedia o fechamento da Ação Integralista Brasileira e a suspensão das medidas repressivas contra a Aliança Nacional Libertadora. Seu mandato foi interrompido em 10 de novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu as câmaras legislativas de todo o país.

Pertenceu à Academia Cearense de Letras e ao Instituto do Ceará.

Faleceu em 29 de novembro de 1943.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. CE.  Memorial; Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Diário do Congresso Nacional; SILVA, H. 1935.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados