SAID FELICIO FERREIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FERREIRA, Said
Nome Completo: SAID FELICIO FERREIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FERREIRA, SAID

FERREIRA, Said

*dep. fed. PR 1991-1992.

 

Said Felício Ferreira nasceu em Dois Córregos (SP) no dia 10 de novembro de 1933, filho de Chiade Ferreira e de Olga Aiub Ferreira.

Médico, empresário rural e do setor frigorífico, cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, na qual se formou em 1957. Eleito presidente da Sociedade Médica de Maringá (PR) em 1965, dois anos depois se tornou terceiro-vice-presidente da Associação Médica do Paraná, onde permaneceu até 1968.

Iniciou sua carreira política candidatando-se à prefeitura de Maringá, não obtendo sucesso. No pleito de novembro de 1982, disputou novamente a prefeitura de Maringá na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), desta vez sendo bem-sucedido. Empossado no início de 1983, permaneceu no cargo até dezembro de 1988. No pleito de outubro de 1990, foi eleito deputado federal na legenda do PMDB. Empossado em fevereiro de 1991, atuou nos trabalhos legislativos como membro da Comissão de Seguridade Social e Família.

Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro de 1992, votou a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, acusado de crime de responsabilidade por ligações com um esquema de corrupção liderado pelo ex-tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias. Afastado da presidência logo após a votação na Câmara, Collor renunciou ao mandato em 29 de dezembro de 1992, pouco antes da conclusão do processo pelo Senado, sendo efetivado na presidência da República o vice Itamar Franco, que já vinha exercendo o cargo interinamente desde 2 de outubro.

No pleito de outubro de 1992, Said Ferreira candidatou-se à prefeitura de Maringá pelo PMDB, tendo sido eleito com 64.713 votos. Em novembro do mesmo ano, renunciou ao mandato de deputado federal, assumindo a prefeitura de Maringá em janeiro do ano seguinte. Em sua segunda gestão na prefeitura de Maringá, empreendeu a compra do terreno onde seria construído o aeroporto da cidade e investiu fortemente em infraestrutura e obras sociais, sendo o responsável pela construção de cerca 1.400 novas casas populares na cidade. Permaneceu no cargo até janeiro de 1997.

                Nas eleições de outubro de 1998, voltou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado do Paraná, na legenda do PMDB, e obteve uma suplência com 23.928 votos. Após a derrota nas eleições, voltou a exercer a medicina e a dedicar-se à administração de suas empresas em Maringá.

No pleito de outubro de 2006, concorreu a uma vaga de deputado estadual na legenda do Partido Verde (PV), porém mais uma vez não obteve os votos necessários para ser eleito. Após a derrota nas eleições, não se candidatou mais a cargos eletivos, dedicando-se às suas atividades empresariais como cafeicultor e médico na região de Maringá.

Em 2007, foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, recebendo o Troféu Jubileu de Ouro e o Diploma de Mérito Ético Profissional, por completar 50 anos ininterruptos de atividade sem sanção ético-profissional e com relevante e exemplar conduta médica. Nesse mesmo ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a devolução de cerca de R$ 15.000.000,00 aos cofres da prefeitura maringaense devidos pelo ex-prefeito e outros cinco servidores da prefeitura, em virtude de desvios de verbas verificados durante sua gestão. Said Ferreira recorreu da decisão e em março de 2009 o TCE paranaense decidiu refazer o processo. O motivo então mencionado pelos membros do Tribunal foi a alegação de Said de falta de oportunidade para a ampla defesa e a produção de provas de inocência no processo em questão.

Foi ainda fundador da Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas, em Maringá, membro fundador do PMDB de Maringá, diretor do Hospital São Marcos, sócio da Maternidade Curitiba, dos Frigoríficos Maringá e da Paraná Pneus.

Casou-se com Irma Badotti Ferreira, com quem teve cinco filhos.

Publicou Os Dez anos que mudaram a história de Maringá.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); Diário do Norte do Paraná (6/3/09); Perfil parlamentar brasileiro; Portal Said Ferreira (<http://said-cafe.com>. Acesso em: 19 de set. de 09); Portal TSE (<www.tse.gov.br/>. Acesso em: 19 de set. de 09).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados