SANTOS, JOAO AIRTON

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SANTOS, João Aírton
Nome Completo: SANTOS, JOAO AIRTON

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SANTOS, JOÃO AÍRTON

SANTOS, João Aírton

*pres. CNTTT 1962-1977.

João Aírton Santos iniciou sua vida profissional como condutor de transportes coletivos. Durante o governo de João Goulart (1961-1964) assumiu a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), associação sindical de âmbito nacional que congregava motoristas autônomos, de ônibus e de caminhões de carga e ferroviários.

Nessa época a CNTTT, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), negou seu apoio à aliança entre comunistas e petebistas que dirigiam as outras três confederações nacionais de trabalhadores, recusando-se ainda a manter qualquer ligação com o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) instituído em 1962. No entanto, em fevereiro de 1964 João Aírton Santos assinou um manifesto aos trabalhadores e ao povo em geral convocando para o comício de 13 de março daquele ano na Central do Brasil, a favor da implantação das chamadas reformas de base, em defesa das liberdades democráticas e sindicais e pela extensão do voto aos analfabetos e soldados.

Foi reeleito sucessivamente presidente da CNTTT e, em março de 1976, esteve no palácio do Planalto, juntamente com 12 presidentes de confederações nacionais, solicitando ao presidente da República Ernesto Geisel a manutenção dos representantes classistas nas diversas instâncias da Justiça do Trabalho. Deixou a presidência da CNTTT em agosto de 1977, quando foi substituído por Orlando Coutinho.

FONTE: Jornal do Brasil (5/3/76).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados