SANTOS NETO, Antonio Fernandes dos

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SANTOS NETO, Antonio Fernandes dos
Nome Completo: SANTOS NETO, Antonio Fernandes dos

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

SANTOS NETO, Antonio Fernandes dos

*pres. CGTB 1992-

 

Antonio Fernandes dos Santos Neto nasceu em Sorocaba (SP) no dia 19 de dezembro de 1952. Filho e neto de ferroviários, seu avô foi um dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários de Sorocaba e seu pai, Guarino Fernandes dos Santos, era um dirigente comunista e líder dos ferroviários em Sorocaba que foi várias vezes preso durante o regime militar de 1964.

Em 1963, aos 11 anos de idade, acompanhou com atenção os movimentos grevistas comandados pelo pai, em especial a greve na Sorocabana. Militante da juventude do Partido Comunista do Brasil (PCB), com o bipartidarismo, em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar.

Mudou-se para São Paulo em 1971 e foi trabalhar no Banco do Comércio da Indústria de Minas Gerais. Mudou inúmeras vezes de emprego até chegar à Ferrovia Paulista SA (Fepasa).

Ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de dados de São Paulo (SINDPD), em 1984. Com atuação ativa, encabeçou a chapa para diretoria do sindicato em 1989. Concomitantemente à atuação no SINDPD, começou a participar das lutas nacionais na Central Geral dos Trabalhadores (CGT), que era presidida pelo líder metalúrgico Joaquim dos Santos Andrade, conhecido como Joaquinzão. Ao lado de Joaquinzão e das demais lideranças da CGT, Antônio Fernandes Santos Neto participou ativamente junto aos constituintes de 1987-1988 em defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória.

Seu primeiro cargo na central foi o de secretário de Relações Internacionais, tendo a responsabilidade de representar a entidade nos fóruns externos. Presidiu a Federação Sindical Mundial (FSM) entre 1996 e 1999, entidade da qual foi também vice-presidente. Assumiu a presidência da CGT, hoje Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) em 1992.

Em 2007 lançou o livro Trabalhadores do Brasil, que conta a história do movimento sindical.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes

 

FONTE: CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL (CGTB).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados