SANTOS, PLINIO RIBEIRO DOS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SANTOS, Plínio Ribeiro dos
Nome Completo: SANTOS, PLINIO RIBEIRO DOS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SANTOS, PLÍNIO RIBEIRO DOS

SANTOS, Plínio Ribeiro dos

*dep. fed. MG 1955-1959.

 

Plínio Ribeiro dos Santos nasceu em Montes Claros (MG) no dia 16 de maio de 1892, filho de Simão Ribeiro dos Santos e de Deolinda da Silva Santos.

Cursou o secundário no Colégio Benjamin Dias, em Belo Horizonte, e formou-se, em 1925, pela Faculdade Livre de Medicina de Minas Gerais. Durante o período universitário, fora servidor público estadual. Após sua formatura, retornou à sua terra natal, onde passou a clinicar e fundou a Casa de Saúde Santa Teresinha. Neste período, foi um dos primeiros profissionais a detectar a existência da doença de Chagas na região.

Em outubro de 1954, obteve uma suplência de deputado federal por Minas Gerais pela legenda do Partido Social Democrático (PSD), assumindo o mandato em março de 1955. Durante a legislatura, formulou projeto de lei instituindo a campanha nacional contra a doença de Chagas. No pleito de outubro de 1958, tornou a conseguir uma suplência de deputado federal. Terminado o primeiro mandato (31/1/1959), deixou a Câmara, à qual não retornou na legislatura seguinte.

Em Montes Claros, participou da organização da Sociedade Educação e Cultura, voltada para os estudos dos achados arqueológicos do norte de Minas, e foi diretor-fundador da Escola Normal, atual Colégio Estadual Dr. Plínio Ribeiro, do Rotary Club e da Associação Comercial do município. Além disso, tornou-se fazendeiro e proprietário da Fábrica de Tecidos Santa Helena.

Faleceu em sua cidade natal no dia 8 de dezembro de 1967.

Era casado com Felismina Pimenta Ribeiro.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; CÂM. DEP. Deputados; Rev. Arq. Públ. Mineiro (12/76), TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados