SILVA, GABRIEL MONTEIRO DA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SILVA, Gabriel Monteiro da
Nome Completo: SILVA, GABRIEL MONTEIRO DA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SILVA, GABRIEL MONTEIRO DA

SILVA, Gabriel Monteiro da

*ch. Gab. Civ. Pres. Rep. 1946.

 

Gabriel Monteiro da Silva nasceu em Alfenas (MG) no dia 17 de setembro de 1900, filho de Elias Pio Monteiro da Silva e de Olinta Monteiro da Silva.

Após uma infância muito pobre, transferiu-se para São Paulo e estudou direito, dedicando-se paralelamente ao jornalismo. Depois de formado, passou a exercer a advocacia, da qual se afastou várias vezes para assumir a direção do Instituto do Café e do Departamento das Municipalidades. Assumiu também a presidência de O Estado de S. Paulo, quando este jornal esteve sob intervenção durante o Estado Novo, e do Conselho Regional de Desportos, tendo ainda integrado o quadro de membros do Conselho de Expansão Econômica. Partidário da candidatura do general Eurico Gaspar Dutra às eleições presidenciais de dezembro de 1945, não aceitou a indicação de seu nome nem para deputado federal, nem para membro da comissão executiva do Partido Social Democrático (PSD) em São Paulo, alegando ser mineiro de nascimento.

Convidado para a chefia do Gabinete Civil da Presidência da República do governo Dutra, assumiu o cargo no mesmo dia da posse do presidente, em janeiro de 1946. No início de dezembro desse mesmo ano, ao voltar de Petrópolis (RJ) para o Rio de Janeiro, foi vítima de um desastre de automóvel. Faleceu no dia 5 de dezembro seguinte, tendo sido substituído na chefia do Gabinete Civil por José Pereira Lira, até aquele momento chefe de polícia do Distrito Federal.

Foi casado com Olga Ferreira da Rosa Monteiro da Silva, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTE: Jornal (6/12/46).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados