SILVA JUNIOR, JOSE LUIS DA

Nome Completo: SILVA JUNIOR, JOSE LUIS DA

SILVA JÚNIOR, JOSÉ LUÍS DA

SILVA JÚNIOR, José Luís da

*militar; comte. I DN 1958-1960; comte. IV DN 1961-1962: ch. EMA 1962-1964.

José Luís da Silva Júnior nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 5 de março de 1902.

Cursou a Escola Naval, chegando a guarda-marinha em abril de 1918. Promovido a segundo-tenente em setembro de 1922 e a primeiro-tenente em setembro de 1924, alcançou as patentes de capitão-tenente em julho de 1928, de capitão-de-corveta em fevereiro de 1940 e de capitão-de-fragata em dezembro de 1944. Até então, no decorrer de sua carreira, foi instrutor da Escola Naval e da Escola de Guerra Naval, comandante de navio e operações de guerra e, ainda, oficial de operações e chefe do Estado-Maior da Força Naval do Nordeste, também em operações de guerra.

Em abril de 1950 foi promovido a capitão-de-mar-e-guerra e em dezembro de 1955 a contra-almirante. Foi subchefe interino do Estado-Maior da Armada (EMA), comandante do 1º Esquadrão de Contratorpedeiros e chefe da divisão de assuntos psicossociais da Escola Superior de Guerra. Tornando-se vice-almirante em julho de 1958, comandou o I Distrito Naval, sediado na Guanabara de outubro desse mesmo ano a março de 1960 e o IV Distrito Naval, no Pará, de fevereiro a maio de 1961 e novamente de outubro desse ano a julho de 1962. Nesse mês foi promovido a almirante-de-esquadra e nomeado chefe do EMA, sucedendo ao almirante-de-esquadra Ari dos Santos Rangel. Deixou o EMA em abril de 1964, logo após o movimento político-militar de março desse ano, sendo substituído pelo vice-almirante Levi Pena Aarão Reis.

No decorrer de sua carreira fez ainda os cursos de armamento, de informação e estratégia, da Escola de Guerra Naval e da Escola Superior de Guerra.

FONTES: ARQ. OSVALDO ARANHA; CORRESP. SERV. DOC. GER. MAR.; MIN. MAR. Almanaque.