SOUTO FILHO, ANTONIO DA SILVA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOUTO FILHO, Antônio da Silva
Nome Completo: SOUTO FILHO, ANTONIO DA SILVA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SOUTO FILHO, ANTÔNIO DA SILVA

SOUTO FILHO, Antônio da Silva

*dep. fed. PE 1930; const. 1934; dep. fed. PE 1935-1937.

 

Antônio da Silva Souto Filho nasceu em Garanhuns (PE) no dia 29 de agosto de 1886, filho do coronel Antônio da Silva Souto e de Maria de Moura Souto.

Estudou no Ginásio Alagoano, formando-se depois pela Faculdade de Direito de Recife.

Participou da campanha vitoriosa de Emílio Dantas Barreto ao governo de Pernambuco, o qual, empossado em 1911, designou-o oficial de seu gabinete. Em 1915 foi nomeado curador-geral de órfãos e interditos da Comarca de Recife. Eleito deputado estadual pelo Partido Democrático, exerceu a liderança da maioria na Assembléia pernambucana. Senador estadual em 1927, foi eleito líder da maioria na casa. No pleito de março de 1930, elegeu-se deputado federal por Pernambuco, sendo empossado em maio seguinte. Embora ligado ao situacionismo, votou contra o governo federal, que se recusava a reconhecer a bancada paraibana eleita nesse ano pela oposição.

Após a Revolução de Outubro de 1930, que dissolveu os órgãos legislativos do país, teve o mandato cassado e foi demitido de seu cargo judiciário. Iniciado o processo de reconstitucionalização do país, em janeiro de 1933 participou da fundação do Partido Social Republicano de Pernambuco, sendo designado vice-presidente da agremiação. Fazendo oposição ao Partido Social Democrático, criado pelo interventor federal Carlos de Lima Cavalcanti, foi o único candidato do seu partido a se eleger, em maio de 1933, deputado à Assembléia Nacional Constituinte. Empossado em novembro do mesmo ano, participou dos trabalhos constituintes, votando, em junho do ano seguinte, contra a elegibilidade do chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, à presidência da República. Após a promulgação da nova Carta (16/7/1934) e a eleição de Vargas no dia seguinte, teve o mandato estendido até abril de 1935. Ainda em 1934, no mês de outubro, elegeu-se deputado federal por Pernambuco, assumindo o mandato em maio de 1935.

Foi também diretor do vespertino A Rua, de Recife.

Faleceu no Recife no dia 19 de junho de 1937, em pleno exercício do mandato.

Era casado com Francisca Salgado Guedes de Nogueira Souto, com quem teve quatro filhos.

 

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais (1); CÂM. DEP. Deputados; Câm. Dep. seus componentes; FUND. GETULIO VARGAS. Cronologia da Assembléia; GODINHO, V. Constituinte; INF. Maria Gerusa Souto. 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados