TEIXEIRA, LUIS MERCIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TEIXEIRA, Luís Mércio
Nome Completo: TEIXEIRA, LUIS MERCIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TEIXEIRA, LUÍS MÉRCIO

TEIXEIRA, Luís Mércio

*const. 1946; dep. fed. RS 1946-1951.

 

Luís Mércio Teixeira nasceu em Dom Pedrito (RS) no dia 26 de dezembro de 1889, filho de Luís Carlos Teixeira e de Elvira Mércio Teixeira.

Concluiu o curso primário em Bajé (RS) em 1910. Transferindo-se para Pelotas (RS), aí freqüentou o secundário nos colégios Salesiano e Pelotense até 1919. Fez o curso superior no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, diplomando-se pela Faculdade de Medicina.

De volta a seu estado, tornou-se médico em Bajé. Participou da Revolução Gaúcha de 1923 do lado dos federalistas, que eram encabeçados por Joaquim Francisco de Assis Brasil e se opunham à reeleição de Antônio Augusto Borges de Medeiros para o quinto mandato consecutivo no governo do estado. Iniciou sua vida pública como prefeito de Bajé. Apoiou a Revolução de Outubro de 1930 e, mais tarde, aliou-se ao Partido Libertador, liderado por Assis Brasil, tornando-se membro de seu diretório central.

Voltou a ocupar a prefeitura de Bajé de 1936 a 1942 e, em dezembro de 1945, foi eleito deputado à Assembléia Nacional Constituinte por seu estado na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos constituintes e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), passou a exercer o mandato ordinário. Nessa legislatura foi membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ainda na legenda do PSD, candidatou-se a deputado federal pelo Rio Grande do Sul em outubro de 1950, mas obteve apenas uma suplência, deixando a Câmara ao final da legislatura, em janeiro do ano seguinte. Disputou novamente uma cadeira de deputado federal em outubro de 1954, mas tampouco conseguiu se eleger.

Foi ainda membro da Sociedade de Medicina de Bajé, do Sindicato dos Médicos Brasileiros e da Associação Rural e Comercial de Bajé.

Faleceu em Bajé no dia 1º de julho de 1971.

Era casado com Maria Vieira Teixeira, com quem teve cinco filhos.

Elaborou a tese Contribuição ao estudo da enurese e teve vários artigos publicados na imprensa sobre assuntos médico-sociais.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; Diário do Congresso Nacional; Grande encic. Delta, HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; INF. FAM.; SILVA, C. Constituinte; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2 e 3).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados