TELES, JOAQUIM FERNANDES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TELES, Joaquim Fernandes
Nome Completo: TELES, JOAQUIM FERNANDES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
TELES, JOAQUIM FERNANDES

TELES, Joaquim Fernandes

*const. 1946; dep. fed. CE 1946-1951.

 

Joaquim Fernandes Teles nasceu em Crato (CE) no dia 15 de abril de 1889, filho do agropecuarista Teodorico Teles de Quental e de Ana Fernandes Teles. Seu pai foi prefeito de Crato em 1915.

Transferindo-se para a Bahia, em 1910 ingressou na Faculdade de Medicina deste estado. Ainda acadêmico trabalhou como auxiliar em clínica ortopédica e cirurgia infantil no Hospital São João de Deus e na Maternidade Climênio de Oliveira. Formou-se em 1916.

De volta ao Ceará, elegeu-se prefeito de sua cidade natal em 1920, permanecendo à frente da prefeitura até 1924. No pleito de outubro de 1934, foi eleito deputado à Assembléia Legislativa cearense. Assumindo sua cadeira em maio do ano seguinte, exerceu o mandato até novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Com o fim do Estado Novo e a conseqüente redemocratização do país, elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte pelo Ceará em dezembro de 1945, na legenda da União Democrática Nacional (UDN). Assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos constituintes e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), passou a exercer o mandato ordinário, atuando como membro da Comissão Permanente de Transportes e Comunicações da Câmara. Deixou essa casa ao final da legislatura, em janeiro de 1951, não voltando a desempenhar nenhum cargo público após esta data.

Proprietário agrícola, foi sócio-fundador e presidente da Associação Agrícola e Pastoril de Cariri, no Ceará, tendo sido o iniciador da lavoura mecanizada em sua terra. Foi também organizador das primeiras empresas da indústria açucareira do Ceará. Como médico, dirigiu o Hospital São Francisco de Assis, em Crato, e criou a maternidade deste município.

Faleceu em Crato no dia 4 de maio de 1970.

Era casado com Ana Monteiro Teles, com quem teve sete filhos.

 

FONTES: BRAGA, R. Dic.; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; Diário do Congresso Nacional; FIGUEIREDO FILHO, J. Cidade; GIRÃO, R. Ceará; Grande encic. Delta; INF. Ebert Fernandes Teles; SILVA, G. Constituinte; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados