VALTER ROBERTO GARCIA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GARCIA, Valter
Nome Completo: VALTER ROBERTO GARCIA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GARCIA, VÁLTER

GARCIA, Válter

*dep. fed. SP 1979-1983.

Válter Roberto Garcia nasceu em Santo André (SP) no dia 5 de fevereiro de 1947, filho de Válter Garcia e de Odila Garcia.

Fez seus estudos primários e secundários no Instituto de Educação Américo Brasiliense e no Ginásio Duque de Caxias, ambos em sua cidade natal. Em 1971, graduou-se pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre (MG), passando a exercer a advocacia.

Em 1975, assumiu a presidência do diretório municipal de Santo André do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964, cargo que exerceria até 1979. De 1977 a 1978, foi assessor especial do prefeito de Santo André, Lincoln dos Santos Grilo.

No pleito de novembro de 1978, candidatou-se a uma cadeira na Câmara dos Deputados, na legenda do MDB. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte, participando dos trabalhos legislativos como membro titular da Comissão de Trabalho e Legislação Social e suplente da Comissão de Constituição e Justiça. Com o fim do bipartidarismo em novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), agremiação sucessora do MDB. Representando esse partido, participou dos trabalhos legislativos como membro titular da Comissão de Transportes.

Não foi candidato à reeleição no pleito de novembro de 1982 e deixou a Câmara em janeiro do ano seguinte, ao final da legislatura. Ainda em 1983, assumiu o cargo de secretário executivo do Conselho de Prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo, vinculado à Secretaria de Negócios Metropolitanos. Deixou essa função em 1987, retomando suas atividades de advogado.

Em 1995, assumiu novamente a presidência do diretório municipal do PMDB de Santo André, para um mandato de dois anos. Por essa legenda, candidatou-se à vice-prefeitura desse município no pleito de outubro de 1996, na chapa encabeçada por José Araújo, não logrando êxito. Em janeiro do ano seguinte, assumiu o cargo de presidente da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André, permanecendo nessa função até junho de 1998, quando voltou a advogar.

Foi casado com Maria Zilda Peduto Grilo Garcia, com quem teve quatro filhos. Contraiu segundas núpcias com Márcia de Oliveira Garcia.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1979-1983); INF. BIOG.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados