VIEIRA, BENJAMIM DA LUZ

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: VIEIRA, Benjamim da Luz
Nome Completo: VIEIRA, BENJAMIM DA LUZ

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
VIEIRA, BENJAMIM DA LUZ

VIEIRA, Benjamim da Luz

*magistrado; dep. fed. GO 1937.

 

Benjamim da Luz Vieira nasceu em Goiás no dia 23 de dezembro de 1891, filho de Miguel José Vieira e de Virgínia da Luz Vieira.

Realizou seus primeiros estudos no Liceu Goiano e bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1915. Nesta faculdade, foi orador e presidente do Centro Acadêmico 11 de Agosto.

De volta a Goiás, desenvolveu as atividades de professor de direito, advogado, professor catedrático de pedagogia na Escola Normal, desembargador no Tribunal de Justiça até 1930, secretário do Interior, chefe de polícia e professor do Liceu Goiano.

Em outubro de 1934, elegeu-se suplente de deputado federal por Goiás, assumindo o mandato em 12 de janeiro de 1937 e perdendo-o meses depois, em 10 de novembro do mesmo ano, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Radicado no Rio de Janeiro exerceu as funções de membro do conselho técnico do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). E a partir de 1941, foi nomeado membro consultivo do Departamento Nacional do Café (DNC).

Benjamim da Luz Vieira foi ainda advogado perante o Supremo Tribunal Federal, especializado em direito civil e comercial, professor catedrático de direito da Universidade do Brasil, representante da Academia de Letras goiana na Federação das Academias e membro do Instituto da Ordem dos Advogados de Goiás.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 4 de dezembro de 1947.

Era casado com Risoleta dos Reis Vieira, com quem teve duas filhas. Seu cunhado Vasco dos Reis Gonçalves foi deputado federal por Goiás nos anos de 1947 e 1948. Seu sobrinho José Cruciano foi deputado federal nos anos de 1963, 1964 e 1965.

Publicou, além de discursos políticos, Delitos de contaminação e Do abuso do direito (tese jurídica).

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; INF. FAM. JOSÉ CRUCIANO.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados