COMANDO DE LIBERTACAO NACIONAL (COLINA)

Nome: COMANDO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (Colina)
Nome Completo: COMANDO DE LIBERTACAO NACIONAL (COLINA)

Tipo: TEMATICO

COMANDO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (COLINA)

COMANDO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (Colina)

Organização política revolucionária criada em 1967 por dissidentes mineiros da Política Operária (Polop). Era integrada majoritariamente por jovens estudantes universitários.

Como as demais organizações de oposição ao regime militar instalado em abril de 1964, defendia a ação armada como meio para libertar o Brasil da “opressão e da ditadura” e, numa etapa posterior, criar o partido revolucionário da classe operária. Divergências internas levaram à fusão com outros grupos do sul do país e da Bahia, dando origem a uma nova organização denominada Vanguarda Armada Revolucionária (VAR)-Palmares.

Alzira Alves de Abreu

FONTE: Em Tempo (16 a 22/8/79).