CONGRESSO DA JUVENTUDE DO BRASIL, I

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CONGRESSO DA JUVENTUDE DO BRASIL, I
Nome Completo: CONGRESSO DA JUVENTUDE DO BRASIL, I

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
CONGRESSO DA JUVENTUDE DO BRASIL, I

CONGRESSO DA JUVENTUDE DO BRASIL, I

 

Reunião programada pelos estudantes a partir de setembro de 1934. Não chegou a se realizar devido à forte repressão policial desencadeada contra todos os grupos de contestação ao regime após a Revolta Comunista de novembro de 1935. O movimento preparatório alcançou contudo grande repercussão.

A idéia do I Congresso da Juventude do Brasil foi lançada pelos estudantes cariocas da Faculdade de Direito, que receberam o apoio da Juventude Comunista. O congresso tinha por objetivo combater o fascismo e congregar os estudantes em torno de posições democráticas, impedindo sua adesão ao integralismo.

O comitê dirigente e organizador do encontro era integrado por Ivan Pedro Martins (presidente), Carlos Lacerda (vice-presidente), Edmundo Muniz (secretário), Jorge Amado e Medeiros Lima. Esse grupo conseguiu formar uma frente única antifascista na Faculdade de Direito, congregando uma “ala das artes” e uma “ala das ciências”. Além disso, a comissão organizadora do congresso possuía representantes na direção da Aliança Nacional Libertadora (ANL), entre os quais se destacavam Ivan Pedro Martins e Carlos Lacerda.

Visando conquistar a adesão de todos os jovens brasileiros, os estudantes encarregados da preparação do congresso participaram de várias manifestações antifascistas e percorreram diversas cidades do Norte e do Nordeste do país. Nessas regiões foram promovidos encontros com a finalidade de estudar a situação dos jovens e de concitá-los à luta pela liberdade, contra o fascismo.

Após a Revolta Comunista de novembro, o governo determinou o fechamento de todas as entidades ligadas à ANL, além da prisão de grande número de estudantes. Com isso, o I Congresso da Juventude não pôde se realizar.

Alzira Alves de Abreu

 

 

FONTES: Manhã, Rio (13 a 20/9/35); POERNER, A. Poder; SILVA, H. 1935; TAVARES, J. Radicalização.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados