LEGIAO REPUBLICANA ARTUR BERNARDES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEGIÃO REPUBLICANA ARTUR BERNARDES
Nome Completo: LEGIAO REPUBLICANA ARTUR BERNARDES

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
LEGIÃO REPUBLICANA ARTUR BERNARDES

LEGIÃO REPUBLICANA ARTUR BERNARDES

 

Organização política mineira cuja fundação foi anunciada pela imprensa a 8 de janeiro de 1931 e que tinha por objetivos “a defesa do Brasil contra qualquer invasão estrangeira e a autonomia do estado de Minas Gerais, bem como a defesa incondicional do regime vitorioso em 3 de outubro de 1930”.

Embora não haja informações sobre sua atuação, sabe-se que a Legião Republicana Artur Bernardes era composta de 70 “batalhões patrióticos”, chefiados pelo major Alfredo Correia de Medina, comandante da antiga Coluna Tiradentes. Essa organização, formada em outubro de 1930 para lutar pela revolução, fora transformada pouco depois num departamento cívico-militar da então existente Federação Republicana Artur Bernardes.

Segundo o jornal O Minas Gerais, a Legião Republicana Artur Bernardes congregaria inúmeros amigos e correligionários tanto de Olegário Maciel, presidente do estado de Minas, como de Artur Bernardes, presidente do Partido Republicano Mineiro (PRM), único partido do estado na ocasião.

Por seu caráter de mobilização cívica, a Legião Artur Bernardes foi possivelmente o embrião da Legião Liberal Mineira, formada pouco depois. Contudo, enquanto a primeira estava vinculada ao PRM, cujo poder político no estado era incontestável, a segunda articulou-se justamente para se opor ao partido de Bernardes.

 

 

FONTE: Minas Gerais (8/1/31).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados