LEGIAO REVOLUCIONARIA 12 DE OUTUBRO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA 12 DE OUTUBRO
Nome Completo: LEGIAO REVOLUCIONARIA 12 DE OUTUBRO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA 12 DE OUTUBRO

LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA 12 DE OUTUBRO

 

Organização política baiana fundada em 1931 por José Joaquim Seabra, antigo chefe político do estado da Bahia e fundador, em 1910, do Partido Republicano Democrata.

Na tentativa de recuperar o prestígio que vinha perdendo desde o início da década de 1920, J. J. Seabra apoiou a Aliança Liberal e a Revolução de 1930. Ao criar a Legião 12 de Outubro em apoio ao Governo Provisório de Getúlio Vargas, Seabra preparava-se na verdade para conquistar o governo estadual. A legião foi desde o início apoiada pelo Diário da Bahia, dirigido pelo seabrista Muniz Sodré.

Entretanto, para opor-se à legião seabrista, foi fundada no mesmo ano em Salvador a Legião do Nordeste, à qual aderiram os “tenentes” de vários estados da região sob a orientação de Juarez Távora. Líder tenentista da Revolução de 1930, Távora fora incumbido logo após a vitória do movimento de coordenar a atuação das interventorias do Nordeste, o que lhe valera a alcunha de “vice-rei do Norte”.

A disputa do poder na política baiana resultou na supremacia do grupo tenentista: o tenente Juraci Magalhães foi nomeado interventor, frustrando assim as esperanças de Seabra. Desinteressando-se da Legião 12 de Outubro, Seabra procurou então reorganizar o Partido Republicano Democrata como partido de oposição ao Governo Provisório na luta pela reconstitucionalização do país.

 

 

FONTE: Correio da Manhã (21/3/31).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados