MOVIMENTO POPULAR JANIO QUADROS (MPJQ)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MOVIMENTO POPULAR JÂNIO QUADROS (MPJQ)
Nome Completo: MOVIMENTO POPULAR JANIO QUADROS (MPJQ)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
MOVIMENTO POPULAR JÂNIO QUADROS (MPJQ)

MOVIMENTO POPULAR JÂNIO QUADROS (MPJQ)

 

Movimento fundado em 20 de abril de 1959, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, em sessão presidida por Carlos Castilho Cabral e com a presença de Lino de Matos. Nessa ocasião foi lançada a candidatura de Jânio Quadros à presidência da República.

Tendo como patrono o marechal Juarez Távora e como presidente de honra o professor Carlos Alberto de Carvalho Pinto, então governador do estado de São Paulo, o movimento tinha uma direção nacional assim constituída: presidente — Carlos Castilho Cabral; vice-presidentes — Cristóvão Mendes da Silva, Xavier d’Araújo, João P. Ribeiro Dantas e Alencastro Guimarães; secretário-executivo — Artur Oscar Junqueira; secretário-político — José Aparecido de Oliveira; primeiro e segundo secretários — Gáudio de Melo Pires e Sílvio Vasconcelos; tesoureiros — Carlos Koehler e Osvaldo Pedroso; procuradores — Sérgio Nogueira Ribeiro e Sílvio Romero Moreira. Era também constituído por um conselho político e possuía seções organizadas em todos os estados, no Distrito Federal e no território do Rio Branco. Em seu programa de dez pontos divulgado em 3 de novembro de 1959 destacavam-se notadamente as teses de que “Petróleo é soberania”, da necessidade do desenvolvimento harmônico das várias regiões do país e de que o movimento não interviria nas questões internas dos partidos políticos.

O MPJQ desempenhou papel expressivo na campanha presidencial de Jânio Quadros. Em 22 de julho de 1961, divulgou uma carta de princípios aprovada em convenção nacional.

Tentou apoiar Jânio Quadros após a renúncia e daí em diante se restringiu a São Paulo, acabando por desaparecer da vida política junto com seu líder.

Brás José de Araújo colaboração especial

 

 

FONTE: CABRAL, C. Tempos.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados