PARTIDO AGRARIO NACIONAL

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO AGRÁRIO NACIONAL
Nome Completo: PARTIDO AGRARIO NACIONAL

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO AGRÁRIO NACIONAL

PARTIDO AGRÁRIO NACIONAL

 

Partido político de âmbito nacional fundado em 1945 em São Paulo por Mário Rolim Teles, que tinha por objetivo lançar sua própria candidatura à presidência da República. Em 1946, uniu-se ao Partido Republicano Progressista e ao Partido Popular Sindicalista para formar o Partido Social Progressista (PSP).

Seu programa defendia a república federativa, o regime democrático, o sistema de assembléias parlamentares, o voto secreto, o ensino primário e secundário obrigatório, a organização da rede de transportes e a simplificação do sistema tributário.

A despeito das ligações de seu fundador com a lavoura de São Paulo e com o antigo Partido Republicano Paulista, o Partido Agrário Nacional teve uma votação inexpressiva nas eleições de dezembro de 1945: Mário Rolim Teles recebeu apenas 10.866 votos, enquanto os candidatos ao Legislativo receberam um total de 17.866 sufrágios, principalmente em Minas Gerais. Nenhum candidato a deputado ou a senador foi eleito, ficando assim em perigo o registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante disso, em 1946 o Partido Agrário Nacional decidiu unir-se a dois outros pequenos partidos, o Republicano Progressista e o Popular Sindicalista, cujas bases eleitorais eram igualmente fracas e se localizavam em estados diferentes. Mesmo em São Paulo, que constituía uma base eleitoral comum, a soma dos votos dos três partidos em 1945 havia representado apenas 5% do total.

A agremiação resultante da união dos três partidos foi o PSP, organizado sob o comando do ex-interventor paulista Ademar de Barros.

 

 

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; CARMO, J. Diretrizes; CARONE, E. Estado; CERQUEIRA, S. Brasil; MOTA, P. Movimentos; PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados