PARTIDO DAS REFORMAS SOCIAIS (PRS)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO DAS REFORMAS SOCIAIS (PRS)
Nome Completo: PARTIDO DAS REFORMAS SOCIAIS (PRS)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO DAS REFORMAS SOCIAIS (PRS)

PARTIDO DAS REFORMAS SOCIAIS (PRS)

 

Partido político nacional registrado provisoriamente em fevereiro de 1990 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e extinto em fevereiro de 1992.

Apesar de ter cumprido formalmente as exigências da lei eleitoral brasileira, que obriga os partidos a organizarem diretórios em pelo menos nove estados do país, o PRS foi uma agremiação com expressão política apenas em Minas Gerais, onde foi criado para abrigar a candidatura do ex-governador Hélio Garcia a um novo mandato no governo mineiro. Hélio Garcia optou pela criação de uma nova legenda por avaliar que sua candidatura enfrentaria dificuldades no interior do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), controlado no estado pelo então governador Newton Cardoso.

Após terminar o primeiro turno da disputa, em outubro de 1990, em segundo lugar, Hélio Garcia venceu o turno decisivo no mês seguinte, quando enfrentou o jornalista Hélio Costa, do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), a que pertencia o então presidente da República Fernando Collor de Melo. Também de Minas Gerais vieram todos os quatro deputados federais eleitos pelo PRS na ocasião: Israel Pinheiro Filho, José Aldo dos Santos, Roberto Lúcio Rocha Brant e José Resende de Almeida.

Em fevereiro de 1992, o TSE indeferiu o pedido de registro definitivo do PRS, declarando-o extinto, visto que o partido só cumprira as exigências necessárias à sua legalização nos estados de Minas Gerais e Pernambuco e no Distrito Federal.

 

FONTES: Estado de S. Paulo (25/4/92); Globo (25/4/92); Jornal do Brasil (26/4/92); NICOLAU, J. Multipartidarismo.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados