PARTIDO ECONOMISTA DE PERNAMBUCO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO ECONOMISTA DE PERNAMBUCO
Nome Completo: PARTIDO ECONOMISTA DE PERNAMBUCO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO ECONOMISTA DE PERNAMBUCO

PARTIDO ECONOMISTA DE PERNAMBUCO

 

Partido político pernambucano fundado em 12 de novembro de 1932 com o objetivo principal de “aglutinar as classes produtoras e comerciais” de forma associativa para lutar pelos interesses comuns dos industriais, dos comerciantes e dos proprietários agrícolas.

Embora não possa ser considerado como integrante do Partido Economista do Brasil, o Partido Economista de Pernambuco foi criado sob sua orientação e mantinha ligações estreitas com seus inspiradores, membros da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O Partido Economista de Pernambuco teve em Luís Djalma de Sequeira Granja, comerciante em Recife, seu organizador. Seu diretório central foi constituído por figuras representativas do comércio, da indústria e da lavoura do estado, entre as quais Luís Djalma de Sequeira Granja, José Gonçalves Neves (industrial), Pedro Alves da Silva (proprietário agrícola), José Brito Alves (advogado), Joviano Batista de Siqueira Carvalho e Lourival Fernandes (comerciantes).

O partido apresentou candidatos às eleições para a Assembléia Nacional Constituinte de 1933, mas não conseguiu eleger nenhum representante.

 

 

FONTE: Diário Carioca (13/11/32).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados