PARTIDO LIBERAL PAULISTA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO LIBERAL PAULISTA
Nome Completo: PARTIDO LIBERAL PAULISTA

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO LIBERAL PAULISTA

PARTIDO LIBERAL PAULISTA

 

Partido político paulista criado em 18 de fevereiro de 1933 como uma “sociedade civil, formada por voluntários que combateram no movimento constitucionalista de 9 de julho de 1932, para lutar pela conquista da democracia liberal”.

Propondo-se a lutar também “pelo saneamento dos costumes políticos, pela independência e preeminência do Poder Judiciário e pela educação religiosa da juventude brasileira”, o Partido Liberal não apresentou candidatos às eleições de maio de 1933 para a Assembléia Nacional Constituinte. Segundo seus estatutos, a indicação de candidatos seria atribuição das convenções de delegados do eleitorado devidamente inscritos e não houve tempo para convocá-las.

Segundo Henrique Monteiro, secretário do partido, num determinado momento teria sido cogitada a idéia de prestigiar os candidatos apresentados pela Federação dos Voluntários, cujo programa concordava com os objetivos do Partido Liberal.

Não desejando “dispersar os votos”, o Partido Liberal preferiu finalmente apresentar uma fórmula para a escolha da Chapa Única por São Paulo Unido: caberia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral indicar os candidatos e fixar os princípios pelos quais a bancada paulista deveria bater-se na Constituinte.

No mês de março, alguns dissidentes do Partido Republicano Paulista (PRP), chefiados por Ataliba Leonel, filiaram-se ao Partido Liberal Paulista, anunciando que Fernando Costa, ex-chefe do PRP, pretendia fazer o mesmo.

 

 

FONTES: CARONE, E. República nova; Estado de S. Paulo (31/3 e 30/4/33); Gazeta do Povo (11/2/33); Jornal do Comércio (9/3/33); Platéia (11/3/33); República (23/11/32 e 22/3/33).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados