PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DO PIAUI

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DO PIAUÍ
Nome Completo: PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DO PIAUI

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DO PIAUÍ

PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DO PIAUÍ

 

Partido político piauiense, também chamado Partido Nacionalista Piauiense ou Partido Socialista do Piauí, fundado em janeiro de 1933 pelos membros do antigo Partido Social Nacionalista. Seu principal objetivo era congregar as forças políticas que apoiavam a Revolução de 1930 e integrar-se posteriormente num partido nacional. Foi extinto junto com os demais partidos do país logo após a instalação do Estado Novo, por decreto de 2 de dezembro de 1937.

Nas eleições de maio de 1933 para a Assembléia Nacional Constituinte, conseguiu eleger três representantes: Agenor Monte, Francisco Pires Gaioso e Almendra e Francisco Freire de Andrade. Após o pleito, os adeptos de Hugo Napoleão do Rego, também eleito deputado constituinte em legenda própria, aderiram ao partido, que passou a ter como presidentes de honra o interventor Landri Sales e Hugo Napoleão. A comissão executiva era integrada pelo capitão José Martins de Almeida, presidente, Francisco Freire de Andrade e Jacó Cardoso, representantes do antigo Partido Social Nacionalista, e Cláudio Pacheco e Raimundo Areia Leão, representantes do grupo de Hugo Napoleão.

Nas eleições de 14 de outubro de 1934, o partido reelegeu para a Câmara dos Deputados seus três representantes na Constituinte. A Assembléia Constituinte estadual, eleita também nessa ocasião, escolheu no ano seguinte o candidato do partido, Leônidas de Castro Melo, para governador constitucional do estado.

O partido esteve representado na convenção de lançamento da candidatura oficial de José Américo de Almeida à presidência da República, em 25 de maio de 1937, pelo deputado Agenor Monte.

 

 

FONTES: Diário de Notícias, Rio (1937); Jornal do Brasil (1933); Jornal do Comércio (1/33).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados