PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS)
Nome Completo: PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS)

PARTIDO POPULAR SINDICALISTA (PPS)

 

Partido político de âmbito nacional fundado em 1945. Em 1946, uniu-se ao Partido Republicano Progressista e ao Partido Agrário Nacional para formar o Partido Social Progressista (PSP).

Presidido por José Adriano Marrey Júnior, antigo membro do Partido Democrático de São Paulo, contava em sua comissão diretora com políticos de origem diversa, como João Pacheco de Oliveira, Miguel Reale e Raimundo de Monte Arrais. Seu programa visava basicamente ao “aperfeiçoamento de nossas leis trabalhistas e de nossa organização sindical para a satisfação efetiva das necessidades populares”. Suas bases eleitorais encontravam-se nos estados do Ceará, do Pará e da Bahia, e, em menor escala, em São Paulo.

Nas eleições de 1945, foi o único dos partidos pequenos que conseguiu obter uma votação razoável, elegendo um senador, dois deputado federais e 11 deputados estaduais no Ceará, um deputado federal e oito estaduais no Pará, e um deputado federal e 15 estaduais na Bahia.

Embora esses resultados não ameaçassem seu registro no Tribunal Superior Eleitoral, em 1946 preferiu unir-se a dois outros pequenos partidos para formar o PSP, sob o comando do ex-interventor paulista Ademar de Barros.

 

 

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; CARMO, J. Diretrizes; CARONE, E. Estado; CERQUEIRA, S. Brasil; MOTA, P. Movimentos; PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados