PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA (PRT)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA (PRT)
Nome Completo: PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA (PRT)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA (PRT)

PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA (PRT)

 

Partido político nacional criado em julho de 1985, quando obteve seu registro provisório no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A princípio denominado Partido Trabalhista Reformador, alterou seu nome para que sua sigla não se confundisse com a do Partido Trabalhista Renovador (PTR), outra das novas agremiações partidárias surgidas no país após o Congresso Nacional aprovar, em maio, a Emenda Constitucional nº 25, que permitiu aos partidos em formação apresentar candidatos na eleição de novembro daquele ano.

Presidido pelo empresário Iremir de Sousa Dias Pereira, antigo militante da Aliança Renovadora Nacional (Arena), o PRT se propunha defender a democracia e o regime federativo e combater o excessivo intervencionismo estatal na economia. Defendia ainda a decretação da moratória da dívida externa e a adoção de medidas que visassem ao fortalecimento do mercado interno. Iremir Pereira definia o PRT como um partido de centro e negava-se a reconhecer a existência de uma nova ordem no país após o fim do regime militar — a autodenominada Nova República —, visto não se ter ela originado de “um novo pacto social”.

Na eleição para prefeito das capitais realizada em novembro de 1985, apesar de estar organizado em outros seis estados da federação, o PRT lançou candidatura própria apenas no Rio de Janeiro, onde concorreu com seu presidente nacional. Realizado o pleito, Iremir Pereira obteve 3.667 votos (0,14% do total), ficando na penúltima colocação entre os 19 concorrentes. No ano seguinte, o partido participou das eleições para a Assembléia Nacional Constituinte mas não conseguiu eleger nenhum representante. Seu presidente nacional, concorrendo a uma vaga no Senado pelo estado do Rio de Janeiro, foi novamente derrotado.

 

FONTES: Estado de S. Paulo (13 e 17/7/85); Folha de S. Paulo (18/8/85); Jornal do Brasil (13 e 17/7, 16/8 e 18/11/85 e 17/9/86); NICOLAU, J. Dados.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados