PARTIDO RENOVADOR PROGRESSISTA (PRP)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO RENOVADOR PROGRESSISTA (PRP)
Nome Completo: PARTIDO RENOVADOR PROGRESSISTA (PRP)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO RENOVADOR PROGRESSISTA (PRP)

PARTIDO RENOVADOR PROGRESSISTA (PRP)

 

Partido político criado em julho de 1985 pelo empresário e economista carioca Francisco das Chagas Paiva Ribeiro. Sua criação foi facilitada pela aprovação, dois meses antes, da Emenda Constitucional nº 25, que, além de legalizar os partidos comunistas, permitiu aos partidos em formação a apresentação de candidatos na eleição de novembro.

Ao receber o seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PRP possuía diretórios organizados nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Acre, Ceará e Distrito Federal.

Segundo seu presidente, o PRP era um partido de centro, voltado prioritariamente para a juventude, interessado em promover a renovação dos valores culturais e morais do país, bem como a modernização de suas estruturas políticas, sociais e econômicas. De seu programa constavam a consolidação das instituições democráticas; a defesa da plena independência política, econômica e tecnológica das nações; o estabelecimento de um amplo pacto na área social voltado para o atendimento das classes menos favorecidas; a implantação de uma política de geração de empregos; a instituição do seguro-desemprego; a prioridade para a educação, principalmente para a alfabetização, e o acesso de todos à saúde gratuita.

Em 1985, o PRP lançou a candidatura de seu presidente nacional à prefeitura do Rio de Janeiro. Paiva Ribeiro obteve 2.365 votos (0,09 % do total), ficando na última colocação entre os 19 concorrentes. No ano seguinte, o partido concorreu às eleições para a Assembléia Nacional Constituinte mas não conseguiu eleger nenhum representante em todo o país.

 

FONTES: Estado de S. Paulo (13 e 17/7/85); Folha de S. Paulo (16 e 18/8/85); Jornal do Brasil (17/7, 18/8 e 18/11/85); NICOLAU, J. Multipartidarismo.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados