PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRATICO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRÁTICO
Nome Completo: PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRATICO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRÁTICO

PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRÁTICO

 

Partido político de âmbito nacional fundado em 1945 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, pelo educador José de Sousa Marques, ao lado de Jairo de Morais e Anselmo Páscoa. Era ligado a grupos protestantes. Foi extinto em 1948, quando seus membros fundaram o Partido Trabalhista Democrático.

Os principais pontos de seu programa defendiam o regime federativo republicano e um governo democrático, que respeitasse a liberdade de expressão e de culto e o direito de associação e de reunião. Eram ainda reivindicados o direito de todos os indivíduos ao trabalho e aos meios de remuneração, o direito do povo à educação, a manutenção da propriedade privada, o direito dos empregados a participar nos lucros das empresas, a extinção dos latifúndios, o direito de greve e a abolição de todos os impostos sobre os gêneros de primeira necessidade, visando ao barateamento do custo de vida.

Embora tenham sido organizados núcleos do partido nos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, sua sede e principal centro de atuação localizou-se no Rio de Janeiro.

Nas eleições de 1945, a atuação do partido foi fraca, chegando a haver risco de cassação de registro pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 1946, o grupo protestante que exercia o controle partidário foi fortalecido pela adesão de alguns paulistas, liderados pelo pastor metodista Guaraci da Silveira, que havia sido eleito deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Guaraci da Silveira tornou-se então presidente do Partido Republicano Democrático, embora no Rio de Janeiro seu membro mais destacado continuasse sendo José de Sousa Marques.

A despeito das novas adesões, o desempenho dos republicanos democráticos nas eleições de 1947 foi mais uma vez inexpressivo. Ameaçado de extinção devido à sua fragilidade eleitoral, o partido decidiu reformular-se, abrindo seus quadros a membros não protestantes. Em conseqüência dessa reformulação, o Partido Republicano Democrático foi extinto, surgindo em seu lugar o Partido Trabalhista Democrático.

 

 

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; CARMO, J. Diretrizes; CARONE, E. Estado; CERQUEIRA, S. Brasil; MOTA, P. Movimentos; PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados