PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL DA BAHIA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL DA BAHIA
Nome Completo: PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL DA BAHIA

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL DA BAHIA

PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL DA BAHIA

 

Partido político baiano fundado em fevereiro de 1933.

Seus organizadores eram ex-integrantes do Partido Democrata da Bahia, integrantes da Aliança Liberal e de várias outras agremiações políticas. Seu presidente e mais destacado líder era Francisco Xavier Ferreira Marques. De sua diretoria participavam ainda Temístocles de Meneses (vice-presidente) e Osvaldo Marques Figueiredo (secretário).

Os principais pontos de seu programa defendiam a República federativa e presidencialista; o Poder Legislativo constituído pela Câmara dos Deputados e por um conselho federal composto de representantes dos estados eleitos pelas respectivas assembléias; o sufrágio universal para ambos os sexos; o voto secreto; a liberdade e a inviolabilidade de crenças e práticas religiosas; a organização científica do trabalho; a solução do problema do Nordeste pela execução de um plano racional de açudagem e irrigação; a nacionalização da cabotagem, das minas e das fontes de calor e de energia; a localização dos trabalhadores nacionais nas terras devolutas; a revisão radical das tarifas aduaneiras; a reforma integral do sistema tributário; a família; a criação de uma universidade do trabalho; a sindicalização livre; o sistema cooperativo; o salário mínimo; o respeito ao direito de greve pacífica; a participação dos trabalhadores nos lucros, e a instituição de um sistema de instrução primária gratuita.

O partido apresentou candidatos à Assembléia Nacional Constituinte de 1933, mas não elegeu nenhum representante.

 

 

FONTES: Diário Oficial, Bahia (24/2/33); Diário Oficial, Rio (1 e 18/9/34); Jornal do Comércio (5/2/33); Tarde (4/2 e 18/3/33).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados