PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)
Nome Completo: PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)

PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)

 

Partido político de âmbito nacional criado em 1958 para suceder ao Partido Republicano Trabalhista, cuja sigla era também PRT. Assim como os demais partidos ativos na época, foi extinto em 27 de outubro de 1965 pelo Ato Institucional nº 2.

Em meados de 1954, o antigo PRT recebeu em seus quadros o líder paulista Hugo Borghi, que gradativamente adquiriu o controle do partido, tornando-se em 1958 seu presidente nacional. Nesse mesmo ano, com o intuito de levar o trabalhismo ao campo, Borghi decidiu reestruturar o partido, passando a denominá-lo Partido Rural Trabalhista.

Estreitamente identificado com a carreira política de Borghi, o novo PRT apoiou nas eleições presidenciais de 1960 a candidatura afinal derrotada do marechal Henrique Lott. Manteve atuação discreta durante o governo de Jânio Quadros e, por ocasião da renúncia deste, foi favorável à posse de João Goulart. Simpático ao novo presidente, com a radicalização das medidas de seu governo, entretanto, passou para a oposição, chegando a reivindicar a intervenção militar. Após a vitória do movimento político-militar de março de 1964 passou mais uma vez a criticar o governo, condenando seu caráter autoritário.

 

 

FONTES: CARDOSO, F. Partido; ENTREV. BORGHI, H.; PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados