PARTIDO RURALISTA BRASILEIRO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO RURALISTA BRASILEIRO
Nome Completo: PARTIDO RURALISTA BRASILEIRO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO RURALISTA BRASILEIRO

PARTIDO RURALISTA BRASILEIRO

 

Partido político de âmbito nacional formado durante o governo do general Eurico Dutra, visando às eleições gerais de 3 de outubro de 1950. Seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi obtido em 31 de julho desse ano e cancelado em 3 de janeiro de 1952.

Tendo lançado candidatos a deputado federal apenas no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, o partido não elegeu nenhum representante, obtendo um total de 4.151 votos. Em conseqüência, o TSE cancelou seu registro, alegando o não-cumprimento das exigências do Código Eleitoral. O Partido Ruralista anuiu quanto ao número reduzido de votos obtidos, mas queixou-se da lentidão com que o TSE atuara na concessão de seu registro. O tribunal contra-argumentou afirmando que o partido havia apresentado seu pedido à última hora e, além disso, fora preciso comprovar as 20 mil assinaturas colhidas no Distrito Federal.

Cancelado o registro, o Partido Ruralista Brasileiro foi esquecido, sem ter deixado nenhuma marca no cenário político nacional.

 

 

FONTES: Boletim Eleit.; CARMO, J. Diretrizes; Diário Carioca (3/10/51); Jornal do Comércio, Rio (1951); PETERSON, P. Brazilian.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados